A Federação Brasil da Esperança no Paraná (PT/PCdoB/PV) vai protocolar na próxima segunda (22) junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recurso contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TREPR) sobre a cassação do mandato do senador Sérgio Moro (União Brasil-PR). Moro foi absolvido pela justiça eleitoral do Paraná por 5 votos a 2. Foram quatro dias de julgamento.
“Nós respeitamos a decisão do TRE, porém não concordamos. Além dos dois votos a favor da cassação e mais o parecer do Ministério Público Eleitoral, alguns dos outros votos que foram favoráveis indicam a existência de volume alto de recursos na pré-campanha, colaborando com a nossa tese. Sendo assim, na próxima segunda nós vamos peticionar esse processo para que a justiça seja feita”, disse o presidente estadual do PT, deputado estadual Arilson Chiorato, neste sábado (20). “O gasto de pré-campanha somado ao gasto de campanha extrapola o limite legal. E a gente entende que Sérgio Moro abusou economicamente e precisa ser responsabilizado. E por isso estamos no pedido de cassação do seu mandato. Essa atitude se faz necessária até pra gente honrar a regulação sobre pré-campanha no Brasil”.
PL também deve recorrer
Nos bastidores, chegou-se a comentar que o PL poderia abrir mão de apresentar um recurso ao TSE, já que nos últimos dias o ex-presidente Jair Bolsonaro teria conversado com Valdemar Costa Neto, chefe do PL, para interceder em favor de Moro. Porém, o advogado do PL, Bruno Cristaldi já afirmou que a equipe jurídica do partido não tem nenhuma orientação sobre deixar de recorrer no caso e afirmou ao Estadão que “o processo segue até o final”, indicando que irá recorrer à Corte superior.