28lula frp
Lula. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O Paraná é o Estado que mais rejeita o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Brasil: 54%. Porém, o índice de aprovação dele no Paraná, segundo a pesquisa Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, divulgada nesta quinta (11), é maior do que o índice de votos que Lula recebeu nas eleições de 2022. No Estado, ele somou 30% dos votos no pleito e a aprovação agora soma 44%, ou seja um aumento de 14%.

Pesquisa Quaest: Governo de Ratinho é aprovado por 79% e Educação é área que vai melhor

“Se compararmos os resultados em votos totais e a aprovação do governo, percebemos que Lula tem conseguido ampliar a aprovação do seu governo para além dos votos que obteve em 2022. Mesmo em estados como São Paulo, Paraná e Goiás, onde ele perdeu a eleição”, apontou ponta o diretor da consultoria, Felipe Nunes. Na avaliação do governo Lula no Paraná, 30% disseram que é positiva e outros 41% que é negativa. Para 27%, é irregular e 2% não responderam.

Em relação à economia no Brasil, entre os paranaenses, 49% dizem que a economia do País piorou, 21% que melhorou e 27% que ficou igual.

O levantamento foi feito entre os dias 4 e 7 de abril e teve como público-alvo eleitores a partir de 16 anos. No Paraná, 1.121 no Paraná foram ouvidos. A margens de erro é  2,9 no Paraná. O nível de confiança é de 95%.