Projeto arquitetônico explora uso de tecnologia e ambientes multifuncionais em colégio de Curitiba
Esqueça aquela concepção de um ambiente silencioso e focado nos livros. A biblioteca do século 21 explora diferentes linguagens e ambientes multifuncionais para atender a demanda dos alunos. O centenário Colégio Marista Paranaense, por exemplo, construiu uma nova biblioteca em sua sede, focando em ambientes multifuncionais, acervos digitais e, principalmente, no protagonismo e colaboração dos estudantes.
De acordo com Caroline Serqueira, gerente de Tecnologia da Rede Marista de Colégios, o objetivo do espaço é aperfeiçoar o acompanhamento e o desenvolvimento do estudante moderno, que não aprende mais somente com os livros, mas de muitas outras formas. “A biblioteca há muito deixou de ser aquele espaço de silêncio extremo. Atualmente o conhecimento deve ser partilhado, discutido, colaborativo e a biblioteca tem que propiciar essas experiências”, acredita.
Inaugurado em 1º de abril, o novo espaço está à disposição dos alunos do Colégio Marista Paranaense desde o início do ano letivo em 2019. Com salas inovadoras, o foco está na aprendizagem e nos diferentes processos utilizados por crianças de todas as idades.
O novo conceito também traz uma diferente concepção do papel do bibliotecário, que passa a ser um facilitador desse espaço. Com salas customizáveis para diferentes tipos de aula, conteúdos digitais e audiovisuais e espaços de aprendizagem multidisciplinar, a biblioteca deixa de ser um ambiente de silêncio para ser um espaço de colaboração. Com isso, o bibliotecário é inserido em uma função mais protagonista.
Na foto : O diretor do Colégio Marista Paranaense, Gilberto Costa, recebeu ícones da literatura durante a inauguração da biblioteca