O que viver no BRA_IL potencializa, corrói e inflama dentro de nós? A grupa de escrita Membrana lança, neste final de semana, sua terceira publicação coletiva baseada nessa reflexão. Publicada de forma independente no formato zine, BRA_IL surgiu a partir surgiu a partir de uma investigação coletiva sobre os escombros, uma tentativa de habitar um território de sobrevivência.

A publicação inédita terá lançamento oficial promovido neste domingo (13) na feira gráfica Estopim, na Alfaiataria, com performance que envolverá a intervenção do público. Mas a zine já estará disponível para venda na sexta-feira (11) e sábado (12), durante Flibi, festa literária da Biblioteca Pública do Paraná, e a partir do dia 12 na Estopim.

O trabalho foi construído em conjunto por 16 integrantes do coletivo literário, pessoas que escrevem e que se dividiram na produção de escrita, colagem, ilustração, diagramação e montagem da publicação. A proposta foi reunir textos sem apresentar uma autoria individual de cada fragmento ou imagen. Em vez disso, a grupa Membrana assina a publicação que teve a participação de Alanna Ajzental, Dédallo Neves, Gizele Carneiro, Hell, Jessica Stori, Julia Raiz, Luciano Faccini, Luna Madsen, Mariana Marino, Mercuria, Natasha Tinet, Rafaela Tavares Kawasaki, Ricardo Roch, Ronie Rodrigues, Semy Monastier e Thalita Sejanes.

Na sexta-feira (11), às 14h30, a grupa (representada pela autora, tradutora e pesquisadora Julia Raiz) participa de mesa de debate sobre produção literária.

A Membrana Literária é uma grupa interessada na criação de uma rede afetiva, crítica e colaborativa entre pessoas que escrevem.

Além de BRA_IL, o coletivo já lançou coletivamente as publicações Envelope (2018) e CORJA! (2019), que reúne 16 desejos de insurgência e diversão materializados nesse trabalho que marca o terceiro ano de atividade da Membrana.

Além dos trabalhos coletivos, levaremos para a Festa da Biblioteca livros de integrantes da grupa, como Veludo Violento (2018) e Uma alegria difícil (2021) de Natasha Tinet; Carne e colapso (2020) de Jessica Stori; Enterrando Gatos (2019) e Peixes de Aquário (2021) de Rafaela Tavares Kawasak; Musa Medusa (2021) de Alanna Ajzental; Maratonistas do Quênia (2021) de Richard Roch; Terceiro Mistério (2022) de Julia Raiz; Não sei quem colocará as mãos em mim (2022) de Mariana Marino; e Ainda mais um ser do capitalismo tardio (2022) de Hell.

Serviço
BRA_IL
Valor R$ 15
Publicação independente da Membrana

Flibi
11/11 (das 8h às 20h) e 12/11 (das 8h às 13h)
Entrada gratuita
Biblioteca Pública do Paraná
Rua Cândido Lopes, 133

Estopim
12 e 13/11 (das 13h às 20h)
Entrada gratuita
Alfaiataria
Rua Riachuelo, 266