O diretor de Informações Agropecuárias e Políticas Agrícolas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sergio De Zen, foi um dos palestrantes do seminário “O Futuro da Sustentabilidade no Agro Brasileiro”, realizado dia (17). Esta é a 1° edição do evento, que foi promovido pela Embrapa e realizado simultaneamente em modalidade presencial e online e teve como objetivo debater o futuro das questões da sustentabilidade.

GRÃOS
A produção de grãos no Brasil deverá aumentar 36,8% nos próximos dez anos, chegando a um total de 370,5 milhões de toneladas na safra 2031/2032. Esse acréscimo corresponde a uma taxa de crescimento de 2,7% ao ano. Algodão, milho de segunda safra e soja devem continuar puxando o crescimento da produção de grãos. Os números são do estudo Projeções do Agronegócio, Brasil 2021/22 a 2031/32.

ÁGUA
O secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Cleber Soares, destacou, durante a COP27, no Egito, que o Brasil está trabalhando para intensificar o uso de tecnologias sustentáveis e boas práticas de manejo do solo e da água, para contribuir com os objetivos de conservação e melhorar a renda dos produtores rurais.

PAZ
O professor da Universidade de Ohio (EUA) Rattan Lal, referência mundial em ciência do solo e prêmio Nobel da Paz em 2007, destacou também, durante a COP27, no Egito, o papel do Brasil na produção sustentável de alimentos e na promoção da paz mundial. Ele participou do painel Segurança Alimentar e Paz, durante o Dia do Agro no pavilhão do Brasil. Rattan Lal disse que a produção de alimentos seguros para todos é o fator mais importante para promover a paz e a estabilidade no mundo.

MÉXICO
Missão em conjunto da Abramilho com a Aliança Internacional do Milho (Maizall) cumpriu, agenda de compromissos no México, com o objetivo de destacar os benefícios da biotecnologia agrícola no tocante à redução de custos e ganhos de produtividade para o agricultor, bem como de segurança e qualidade do alimento para o consumidor. Novo presidente institucional da Abramilho, Otávio Fernandes Canesin, e seu homólogo da Maizall, Federico Zerboni, compõem a delegação.

CAFÉ
O Sistema CNA/Senar promoveu uma série de ações e palestras na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A programação incluiu rodada de negócios de cafés diferenciados, comercialização de alimentos artesanais e tradicionais e degustação de cafés com queijos, chocolates e salames. Além disso, quem visitou o espaço compartilhado com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) assistiu palestras sobre geração de energia, mercado de carbono, trabalho sustentável, custos de produção, entre outros temas.

AÇÃO DE GRAÇAS
Segundo a agência de notícias Reuters, neste ano chefs e donas de casa norte-americanos vão ter dificuldade para preparar o tradicional peru do Dia de Ação de Graças, comemorado na próxima quinta-feira, 24 de novembro. É que, devido aos sacrifícios em massa (tentativa de controlar a disseminação da Influenza Aviária), há escassez de aves com peso normal para aquele que é considerado, também, o dia do peru. Aves “normais”, são perus com peso entre 8,2 a 9,1 kg.

INDÍGENAS
Cultivar hortas comunitárias, produzir alimentos orgânicos, participar de feiras e valorizar a cultura local são algumas das ações desenvolvidas por moradores de 14 terras indígenas paranaenses. Esse trabalho se concretizou nos últimos anos graças a uma parceria firmada entre lideranças indígenas, técnicos da Funai e do IDR-Paraná. Em 2019 foram estabelecidas as prioridades para a população que vive nas aldeias do estado. Neste período o serviço de assistência técnica e extensão rural vem prestando assistência aos indígenas, com o objetivo de melhorar suas condições de vida, por meio da implantação de políticas públicas estaduais e federais.

SOJA
A busca por uma produção de soja mais sustentável é uma demanda da sociedade e uma necessidade dos produtores. Para contribuir com este objetivo, o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) e a Embrapa Soja deram início ao Giro Técnico da Soja – Safra 2022/2023, dia, 16, em Maringá. O evento vai percorrer as diversas regiões produtoras de soja do estado do Paraná. A ideia é apresentar diferentes sistemas de boas práticas na produção. O Giro Técnico da Soja é uma metodologia que promove o encontro de pesquisadores, extensionistas, técnicos e agricultores, para discutir estas boas práticas. (Com informações de assessorias)

  • Mauricio Picazo Galhardo é jornalista.