Globo e Televisa, além de líderes no mercado de exportação, hoje se destacam especialmente em coprodução de novelas, com um novo modelo de negócio praticado com intensidade nos últimos anos.
Se por um lado a Globo mantém acordos com SIC, Azteca e Telemundo, por outro, a Televisa tem como parceiras a Univisión, Sony Pictures Television e Record, no Brasil.
A divisão de vendas e lucros é similar, mas a diferença entre as duas está nos valores fechados pelo licenciamento do texto e nas adaptações.
A Televisa vende o texto fechado e permite, ao comprador, fazer as interferências que achar necessário. Já a Globo, oferece ao mercado um catálogo formado por cerca 250 títulos, mas as adaptações feitas são restritas e devem se aproximar apenas da cultura local.
TV Tudo
Estreia antecipada
O SBT antecipou em uma semana, para o dia 11, quarta-feira da próxima semana, a estreia de O Maior Brasileiro de Todos os Tempos, com apresentação de Carlos Nascimento, em 13 edições.
O programa será exibido na faixa das 11 da noite, logo depois do Cante se Puder.
Tem uma coisa
Silvio Santos abriu mão da apresentação do programa e também se excluiu da disputa, entendendo que não deveria participar de um concurso promovido pela sua emissora.
Todos os votos em seu nome foram anulados. Ainda assim não foram poucos.
Um pouco demais
A Record tem que sossegar um pouquinho com as mexidas na sua programação.
Levantamento feito recentemente indica que a novela Rebelde já mudou de horário mais de 50 vezes.
Está marcado
O SBT vai esperar o mês do seu aniversário, em agosto, para promover a estreia do novo programa da Patrícia Abravanel nas noites de sábado. Isso tá certo.
O título é que ainda não foi decidido. Está em discussão.
Neymar na Record
A Record conseguiu autorização junto a assessoria de imprensa do Santos, que disponibilizou o CT do clube para a gravação de uma chamada com o jogador Neymar para a Olimpíada.
Paulo Henrique Ganso, seu companheiro de clube, também participou dos trabalhos.
Maratona beneficente
O SBT e a AACD irão realizar nos dias 9 e 10 de novembro, sexta e sábado, a 15ª edição do Teleton.
Padrinho da campanha, o cantor Daniel fará gravações para o programa já a partir deste mês. Hebe Camargo, outra figura importante, se estiver em condições, certamente estará no evento, durante a abertura e no encerramento com Silvio Santos.
Não custa nada
A Record está certa em solicitar maior participação dos seus artistas nos eventos e programas da casa. Alguns, mais resistentes, continuam se recusando a isso, ao contrário do que acontece nas emissoras concorrentes.
A maior resistência, dizem, parte do pessoal das novelas.
Coquetel de apresentação
Marília Gabriela, Lola Melnich, Karyn Bravo e Celso Portiolli, representando a cabeça de rede, participam hoje, quarta, em Fortaleza, de um coquetel promovido pela nova afiliada do SBT, a Nordestv.
Aliás, todo o trabalho fotográfico do evento ficará sob a responsabilidade de Luizinho Coruja, profissional dos mais respeitados, que fixou residência na capital cearense.
Via internet
Fausto Galvão em agosto, e Renê Belmonte em setembro, irão ministrar um curso de roteiro online e ao vivo, para interessados em aprender técnicas de escrever novelas, minisséries e filmes.
Os autores já receberam inscrições inclusive de outros países, como o Japão.
Jogo liberado
Depois de muitas horas de intensas e até nervosas negociações, a Globo acabou liberando para a Bandeirantes a transmissão do jogo Palmeiras e Coritiba, nesta quinta-feira, pela final da Copa do Brasil.
A Band vai com equipe completa. Todos os principais narradores, comentaristas e repórteres. Pretende fazer desta cobertura um acontecimento.
Série especial
O canal Globo News prepara uma série especial para o Arquivo N, que irá ao ar em agosto. Em quatro edições, prestará homenagens aos setentões da música.
Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Paulinho da Viola terão suas histórias e trajetórias contadas no programa.
Bate – Rebate
· Daniela Albuquerque, depois do Jornalismo, está se formando em teatro. Os exames de conclusão começam amanhã.
· É uma coisa impressionante. Agora estão usando o nome do Gugu e do programa dele, com receita de emagrecimento. Não caia nessa. É golpe.
· Bandeirantes está intensificando as chamadas do Conversa de gente grande, novo programa do Marcelo Tas.
· Não está nada tranquilo o bastidor do Saturday Night Live, da Rede TV!. As diversas trombadas dos últimos dias ainda podem ter piores consequências.
· Teledramaturgia da Record trabalha a toque de caixa para estrear a novela de Gisele Joras ainda em meados de outubro.
· Américo Martins, superintendente de Jornalismo e Esportes, reassumiu as suas funções depois de alguns dias de férias.
· A propósito de Rede TV!, o presidente do Comunique-se, Rodrigo Azevedo, ontem visitou as instalações da emissora e almoçou com a sua direção.
· Foram muitos os problemas de produção nas chamadas que a Record gravou no estádio do Morumbi para os Jogos Olímpicos.
· Ainda assim, existem esforços para salvar alguma coisa.
· Acontece amanhã, quinta-feira, às 21h, no Theatro NetRio, a estreia do monólogo-musical Herivelto como conheci, com Marília Pêra.
· O Jornal da Cultura, amanhã, pela TV Cultura, aborda o mercado sertanejo. Luciano Camargo é um dos entrevistados.
· Aliás, Luciano e o irmão Zezé estarão em Cheias de charme, na Globo, contracenando com Cláudia Abreu.
C´est fini
Algo até natural, devido ao fato de um ter participado do programa desde o início, e do outro ter chegado somente agora.
Mas a verdade é que vários profissionais do Ídolos sentem saudades do Rodrigo Faro, que era totalmente integrado ao grupo.
Marcos Mion tem seu trabalho elogiado, mas mantém uma distância regulamentar
Então e isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!