Planalto monta operação de guerra para aprovar reforma da Previdência

23 novembro, 2017 às 18:28  |  por Fernando Tupan

O dia foi movimentado ontem no Palácio do Planalto. O objetivo era montar uma operação de guerra e garantir apoio à reforma da Previdência, agora em versão enxuta. A primeira movimentação, porém, mostrou que as negociações ainda não estavam devidamente costuradas. As informações são do Estado de Minas.

Além da mala

23 novembro, 2017 às 16:28  |  por Fernando Tupan

Editorial, Folha de S. Paulo

Mesmo sem partir para interpretações mais sombrias, não se pode ignorar que foram extremamente infelizes as declarações do novo diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, a respeito das investigações envolvendo o presidente Michel Temer (PMDB). Ao fazer tal juízo, esta Folha não pretende engrossar o coro dos que veem em qualquer crítica a procedimentos da Operação Lava Jato uma manifestação de tibieza, quando não de conivência com desmandos de poderosos.

Continuar lendo

Tensão no ar

23 novembro, 2017 às 15:30  |  por Fernando Tupan

Do Leandro Mazzini

O deputado federal Wadih Damous (PT) defende a cassação da concessão da TV Globo se comprovada denúncia de que a emissora pagou US$ 15 milhões em propinas pelos direitos em transmissão de duas Copas. O PT provocou a PGR para investigar (de verdade) aquele caso em que a Globo investigou a Globo e não encontrou nada.

Refluxo esquerdista

23 novembro, 2017 às 14:19  |  por Fernando Tupan

Ademar Traiano*

Vivemos um momento de refluxo mundial dos partidos de esquerda. Levantamento produzido pelo jornalista Clóvis Rossi, que não pode ser acusado de simpatias direitistas, resulta em um quadro impressionante. O Partido Socialista caiu de 280 para 29 deputados na França. Na Alemanha o SPD perdeu 40 cadeiras. Na Holanda, o PS foi o quarto colocado (9,1% dos votos). Na República Tcheca, os socialistas caíram de 20,5% para 7,3%.

Continuar lendo

Brasil tem 55 mil autoridades com foro privilegiado

23 novembro, 2017 às 13:30  |  por Fernando Tupan

Estudo do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Consultoria Legislativa do Senado aponta 55.000 autoridades no Brasil protegidas por foro privilegiado. Ou seja, pessoas que só podem responder a processos em instâncias superiores da Justiça. No âmbito federal, são 38.431 autoridades com algum foro: senadores, deputados, magistrados e procuradores. Nos Estados, outros 16 mil também têm o privilégio. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Continuar lendo

PPS está indo para o vinagre

23 novembro, 2017 às 12:30  |  por Fernando Tupan

luciano Huck

O PPS está com os dias contados e vai deixar de existir caso o apresentador Luciano Huck se filie ao partido. A decisão foi colocada na mesa pelo presidente Roberto Freire que admite a mudança do nome para Agora. É mais uma tentativa da legenda crescer e tentar se mostrar como uma novidade na política brasileira. A mudança não deverá trazer grandes novidades no Paraná. Rubens Bueno continuará como grande cacique e Cesar Silvestri Filho será o candidato da agremiação ao Palácio Iguaçu.

O homem de Cunha

23 novembro, 2017 às 10:39  |  por Fernando Tupan

Ministro encarregado das negociações com as bancadas, sendo do PMDB, Marun se tornaria o político mais poderoso na Câmara, ofuscando Maia

Do Luiz Carlos Azedo

O presidente Michel Temer chegou a anunciar o deputado Carlos Marun (PMDB-RS) como novo ministro da Secretaria de Governo, encarregado das articulações políticas no Congresso, no lugar do deputado Antônio Imbassahy (PSDB-BA), mas teve que recuar diante da grande reação negativa, a começar do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que não quer passar de cavalo a burro. É o que aconteceria com a substituição do tucano pelo líder da tropa de choque do ex-deputado Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara, que hoje está preso em Curitiba.

Continuar lendo

PF apura golpes de pastores evangélicos em fiéis

23 novembro, 2017 às 10:00  |  por Fernando Tupan

O Estadão apontou nesta quinta-feira, 23, que a PF identificou a atuação de pastores evangélicos para beneficiar organização criminosa que aplicava golpes milionários que atingiram pelo menos 25 mil pessoas em todo o país. A Operação Ouro de Ofir investiga grupo que prometia lucros estratosféricos às vítimas em negócios fictícios envolvendo ouro ‘do tempo do Império’ e antigas ‘letras do Tesouro Nacional’. Sidiney dos Anjos Peró, alvo de prisão temporária, é apontado com um dos líderes e responsável por arregimentar pastores com o fim de ludibriar e tirar dinheiro dos fiéis.

Continuar lendo

Joel Malucelli deve assumir vaga no Senado em abril

23 novembro, 2017 às 10:00  |  por Fernando Tupan

Alvaro Dias e Joel Malucelli

Alvaro Dias e Joel Malucelli

O senador Alvaro Dias (Pode) pretende se licenciar do Senado Federal, em abril, para se dedicar, em tempo integral, das articulações para fortalecer a candidatura majoritária dele. O primeiro suplente, o empreiteiro Joel Malucelli, proprietário da construtora e da equipe J. Malucelli, que disputa a Primeira Divisão do Campeonato Paranaense, ficará por seis meses. Caso Dias consiga o upgrade político para o Executivo, Malucelli terá outros quatro anos de mandato.

Hélio Wirbiski abandona lideranças e não deve disputar reeleição

23 novembro, 2017 às 09:00  |  por Fernando Tupan

hélio wirbiski

O vereador Hélio Wirbiski (PPS) vem espalhando nos bastidores políticos que não tentará a reeleição em 2020. Evita explicar os motivos e sempre vem com uma desculpa qualquer. Mas o real motivo é que ele perdeu apoio no bairro Uberaba, por não cumprir as promessas de campanhas e por abandonar lideranças da região que o levaram a reeleição, no ano passado. Ironicamente ele vem perdendo espaço para o ex-adversário político na Câmara Municipal de Curitiba, Chico do Uberaba, que de vilão passou a ser o salvador da pátria. Quando problemas surgem na região, ele é procurado para resolver. A ponto de ser cobrado para disputar uma das cadeiras da Assembleia Legislativa do Paraná.

MP-PR abre inquérito civil contra Thiago Ferro

23 novembro, 2017 às 08:00  |  por Fernando Tupan

Thiago Ferro

Enquanto a Câmara Municipal de Curitiba ignorou as denúncias contra o vereador Thiago Ferro (PSDB), o Ministério Público do Paraná continua investigando o parlamentar. No dia 16 de novembro foi aberto um inquérito civil para apurar se ele recebeu parte do salário dos comissionados lotados no gabinete do Anexo 2 da casa legislativa. Caso seja condenado por improbidade administrativa, Ferro poderá perder o mandato, perder os direitos políticos por até 10 anos e ainda ser preso como aconteceu com o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB). É o segundo caso que está sendo investigado pelo MP neste ano. O outro envolve Kátia Dittrich (SD).

Thiago Ferro

Policiais e professores terão aposentadoria diferenciada com a reforma

23 novembro, 2017 às 07:00  |  por Fernando Tupan

Blog do Vicente

Segundo documento do governo federal, a idade mínima para a aposentadoria não vai valer para professores, que poderão receber o benefício aos 60 anos, e policiais e pessoas submetidas a trabalhos prejudiciais à saúde, que terão direito de deixar o mercado de trabalho aos 55 anos. Isso para homens e mulheres. A medida vale se os trabalhadores tiverem, pelo menos, 15 anos de contribuição na Previdência Social, com exceção dos servidores públicos, que permanecem com o mínimo de 25 anos de trabalho. Fora esses grupos, homens só poderão se aposentar com 65 anos e mulheres, com 62 anos.

Continuar lendo

Aluno de escola rural vence o Geração Atitude na Assembleia

23 novembro, 2017 às 06:00  |  por Fernando Tupan

Ademar Traiano prêmio Geração atitude

O estudante Douglas Froelich, do Colégio Estadual do Campo Helena Kolody, de Cruz Machado, foi o grande vencedor do Geração Atitude com o melhor projeto de lei de um estudante do Ensino Médio em 2017. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (22) pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), que destacou a “importância de estimular o debate sobre o funcionamento dos três Poderes e das demais instituições entre os jovens, permitindo-lhes vivenciar de modo crítico o exercício da cidadania e da representação política”.

Continuar lendo

Professores brasileiros têm salário adequado e benefícios acima da média, diz Banco Mundial

23 novembro, 2017 às 05:00  |  por Fernando Tupan

As queixas sobre a falta da qualidade da educação no Brasil costumam incluir uma premissa inquestionável: a de que os professores de escolas públicas são mal pagos e que essa é uma das principais razões para os maus resultados do ensino. Mas um novo estudo do Banco Mundial sustenta que essa premissa está errada. O relatório, divulgado nesta terça-feira, aponta outras causas para a péssima relação entre o gasto público e os resultados das escolas: o desperdício, a ineficiência e a falta de incentivos para os docentes. Informações são da Gazeta do Povo.

Continuar lendo