Reprodução

A Europa precisa reduzir significativamente seu consumo de gás natural nos próximos meses para se preparar para o que provavelmente será “um longo e duro inverno”, segundo avaliação do diretor executivo da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol.

Em texto divulgado nesta segunda-feira sobre ações que a Europa precisa tomar para evitar um grande déficit de gás durante o inverno deste ano, Birol disse que a União Europeia (UE) fez avanços no sentido de reduzir sua dependência em relação ao gás da Rússia, mas ressaltou que o fornecimento futuro de Moscou continua incerto e que não é possível descartar um corte total da oferta russa.

Citando análise da AIE, Birol afirmou que a Europa precisa economizar mais 12 bilhões de metros cúbicos de gás nos próximos três meses.

De acordo com Birol, os tanques de armazenamento de gás da Europa precisam estar mais de 90% cheios para a eventualidade de a Rússia cortar o fornecimento para a região no início da “temporada de aquecimento” do inverno, a partir de outubro. “E mesmo assim, (a Europa) poderá enfrentar cortes na segunda parte da temporada de aquecimento”, alertou Birol, acrescentando, porém, que atingir um grau de estocagem de 90% ainda é possível, desde que os europeus “ajam de imediato”.