Consultoria de imagem pessoal: para quem, por que e quanto?

8 novembro, 2017 às 00:44  |  por Dani Amorim
Imagem reprodução: blogbonecadeluxo.com.br

Imagem: reprodução blogbonecadeluxo.com.br

 

Já não cabem mais nos dedos as vezes em que ouvi dizer que consultoria de imagem é privilégio de pessoas famosas. Mas será que essa é uma verdade? O que exatamente faz um processo de consultoria de imagem? Quem precisa desse trabalho? Quanto se paga por ele?

A consultoria de imagem é um processo de autoconhecimento, cujo objetivo é moldar uma imagem autêntica e de credibilidade para que ela expresse a sua essência por meio da forma de se vestir e se comportar, de modo alinhado com os seus objetivos pessoais e profissionais. Gostando ou não, somos todos julgados – homens e mulheres – pela nossa aparência, mesmo que isso aconteça de modo inconsciente e em questões de segundos. Estudos mostram que bastam menos de 3 segundos para que alguém forme uma primeira impressão sobre nós. E essa primeira impressão, muitas vezes, pode contribuir para abrir ou fechar portas no mundo profissional ou pessoal.

Importante saber, porém, que ao falar de imagem vamos além da aparência. Há um conjunto de elementos que influenciam na percepção da imagem formada sobre uma pessoa, que podem gerar sensações positivas ou negativas, influenciando a forma como um interlocutor decidirá se comportar e se comunicar em relação ao outro. Estamos falando também de linguagem corporal, expressões faciais, comportamento e postura, paralinguagem, uso do espaço e do tempo, odores.

Dessa forma, a consultoria de imagem é uma das ferramentas que podemos usar para gerenciar a nossa marca pessoal, ou seja, a mensagem que eu conto para as pessoas sem nem mesmo precisar falar. Não existe roupa neutra, comportamento neutro ou um rosto que não expresse emoções. Tudo desperta sensações e, por isso, cabe a cada um de nós escolher quais sensações queremos despertar e estar cientes das suas consequências.

Quando nos conscientizamos sobre o assunto, fica fácil perceber que não se trata de algo restrito a celebridades! Todos podem se beneficiar de um adequado gerenciamento de sua imagem, fazendo-o de forma a contribuir com os seus objetivos pessoais e profissionais.

Tempos atrás atendi uma cliente que se queixava sobre as dificuldades de conquistar mais espaço na empresa onde trabalhava. As pessoas lhe atribuíam menos idade e, por consequência, menos tempo de experiência e confiança em relação ao cargo que ocupava. A partir disso, a sua principal queixa era de que precisava se vestir de forma mais elegante. De fato, concordei que havia de se melhorar a escolha de suas roupas profissionais, mas percebi que não era apenas isso quando ela me contou que trabalhava num hospital e que, na maior parte do seu tempo interagindo com colegas de trabalho e pacientes, ela se vestia com uniforme hospitalar e touca. Ou seja, suas roupas pouco apareciam e o que mais estava influenciando a percepção das pessoas sobre ela era a postura. Trabalhamos adicionalmente algumas orientações relacionadas à linguagem corporal e, tempo depois, soube como havia melhorado a sua imagem.

Portanto, a consultoria de imagem envolve análise de biótipo, coloração pessoal, estilo, revitalização do guarda-roupa, personal shopper, montagem de looks, visagismo, mas também precisa estar atenta a essa amplitude de entendimento da palavra imagem para explorá-la sempre que for necessário.

Atualmente, é grande a oferta de consultores e consultoras de imagem no mercado. São profissionais de todos os níveis e formações, com mais ou menos tempo de experiência em consultoria, com ou sem bagagem profissional anterior, com diferentes focos e que se aprofundam de formas distintas durante o trabalho. Considerando essas diferenças, o valor de um processo completo pode variar muito, mas geralmente fica entre R$ 1.000,00 e R$ 3.500,00 no mercado de Curitiba, havendo ainda profissionais que praticam valores mais altos. Antes de contratar um profissional, além de comparar preços e os aspectos por trás deles, é interessante observar se o estilo de trabalho está alinhado com os seus objetivos e sentir, num contato mais próximo, se desperta segurança e empatia, já que todo o atendimento envolve questões importantes e muito pessoais.

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>