Paraisópolis é uma comunidade — um eufemismo para favela — que fica do lado do Morumbi, um dos bairros mais chiques de São Paulo. Apenas um rua separa as duas localidades. Sabendo disso, seria um lugar-comum irresistível afirmar que o enredo de I Love Paraisópolis, novela que estreia hoje no horário das sete da Globo, vai focar os contrastes dessa divisão social. De um lado, a colorida e bem humorada comunidade. No outro, o contraste com a arquitetura clássica e de cores sóbrias do bairro nobre.

Na prática, I Love Paraisópolis vai focar nas desventuras de duas amigas-irmãs, Marizete, ou Mari (Bruna Marquezine) e Pandora, ou Danda (Tatá Werneck). Não por acaso, duas personagens vividas por duas estrelas emergentes, que devem a atual visibilidade a recentes trabalhos globais — mas para quem não faria mal nenhum provar que podem entregar mais do que fizeram até agora. Bruna Marquezine, ex-atriz-mirim da casa, mudou de status ao revelar-se um mulherão em Salve Jorge e isso ao levou a protagonizar Em Família. Só que ela viveu uma mocinha tão insossa quanto a própria novela de Manoel Carlos. Tatá Werneck, ex-MTV, foi a revelação de Amor à Vida, no papel de uma dinâmica periguete jamais vista na TV e que, com o passar dos capítulos, era uma periguete tão vista que enjoou.

Mari e Danda são duas jovens, moradoras de Paraisópolis. Elas trabalham como garçonetes em uma padaria, e desejam uma vida melhor e lutam para alcançar seus sonhos. Isso significa viver mil aventuras e outros tantos problemas que parecem segui-los por onde elas vão. Embora as atrizes tenham uma diferença considerável de idade (Bruna tem 19 anos e Tatá, 31), as personagens são amigas de infância. Mais que isso: foram criadas meio juntas, como irmãs, já que a mãe de Mari morreu no parto e ela foi criada por Eva (Soraya Ravenle), melhor amiga de sua mãe — e mãe de Danda.

E onde entra o contraste entre os dois bairros? Num romance. Numa dessas muitas aventuras da dupla, Mari conhece Benjamin (Mauricio Destri), morador do Morumbi e premiado arquiteto que sai de Nova York para realizar seu grande projeto: a reurbanização de Paraisópolis. Benjamin é filho de uma mulher quarentona maquiavélica (Letícia Spiller). E namora Margot (Maria Casadevall).

Bruna e Tatá são o destaque de um elenco com poucos nomes de peso. E os atores de peso apenas repetem o que já fizeram antes. Homem. Entre 45 e 50 anos. Malandro e simpático: Alexandre Borges. Mulher. Entre 40 e 45 anos. Bonita e maquiavélica: Leticia Spiller. Homem. Entre 35 e 40 anos. Bonito e sem escrúpulos: Henri Castelli. Mulher. Mais de 70 anos. Viúva sensível e bem-humorada: Nicette Bruno. Ah, sim. Ainda há Caio Castro. Em mais uma tentativa de mostrar que não é mais um rosto bonitinho (Ti Ti Ti, Fina Estampa, Amor à Vida), ele interpreta Grego, o chefão da comunidade de Paraisópolis.


NOVELA TEM PASSAGEM IRRESPONSÁVEL EM NOVA YORK
Wolf Maya é o diretor de núcleo de I Love Paraisópolis e diretor-geral ao lado de Carlos Araújo. Seu último trabalho foi a novela das nove, Amor à Vida, em 2013.
 
O que podemos esperar de I Love Paraisópolis?
Wolf Maya — Paraisópolis tem todas as características brasileiras, significa nosso grande Brasil e por isso dá o tom especial da novela. Nossa trama começa com duas meninas de vinte e poucos anos que sonham em mudar de vida e buscar novas experiências. Elas vão para Nova York numa viagem um pouco aventureira e irresponsável e tudo acaba dando errado. Essa comédia fica muito divertida para quem assiste e talvez bastante dramática pra quem a vive, pois para elas as coisas serão bem complicadas.
 
De onde surgiu a ideia de trazer Paraisópolis para uma novela?
Maya — Quando Alcides (Nogueira) e Mario (Teixeira, autores) me apresentaram a proposta da novela, eu me apaixonei. Adoro trabalhar com eles e a ideia de retratar essa mistura de Paraisópolis e Morumbi era genial. As pessoas vão conhecer esse lugar e com certeza a novela será um orgulho pra o morador de comunidade e um aprendizado para integrar o Brasil.
 
O que Paraisópolis tem como diferencial que vai ser tratado na novela?
Maya — Quem mora em Paraisópolis tem um orgulho e uma felicidade de morar em Paraisópolis. Todos querem ficar lá e melhorar o lugar, ali é o paraíso pra eles. Esse é o plot da nossa história e temos os dois lados dela: quem quer melhorar a comunidade e quem quer tomá-la.


OS PRINCIPAIS PERSONAGENS

Marizete, ou Mari (Bruna Marquezine) – Moça determinada e cheia de princípios. Sua mãe morreu no parto e ela nunca descobriu quem é seu pai biológico. Foi criada na comunidade de Paraisópolis por Eva, melhor amiga de sua mãe, e cresceu ao lado de Danda, filha de Eva. Sente um profundo e verdadeiro amor fraternal pela irmã de criação.

Pandora, ou Danda (Tatá Werneck) – Filha de Eva e Jurandir. Cresceu em Paraisópolis ao lado de Mari, sua irmã de criação e melhor amiga. É determinada, possui muito bom humor e tenta sempre ser otimista.

Eva (Soraya Ravenle) – Mãe de Danda, também criou Mari, filha de sua falecida melhor amiga. Com o emprego de costureira, educou as meninas e luta para defendê-las das injustiças da vida. Mantém uma relação de idas e vindas com Jurandir, seu ex-marido.


Jurandir (Alexandre Borges) – Ex-marido de Eva e pai de Danda. Juju, como é chamado, é o típico malandro, cheio de lábia, que não quer saber de trabalho, mas não faz mal a ninguém. Muito querido na comunidade.


Benjamin (Maurício Destri) – Filho mais velho de Soraya. Ao contrário da mãe, tem bom caráter e está disposto a fazer as coisas da forma correta. Nasceu e cresceu no luxuoso bairro do Morumbi, mas passou boa parte da infância nas ruelas da comunidade de Paraisópolis. Arquiteto.


Soraya (Leticia Spiller) – Mulher vaidosa, poderosa e maquiavélica, que faz de tudo para conseguir o que quer. Viúva, casa-se com Gabo, irmão mais novo de seu falecido marido. Tem três filhos: Benjamin (fruto de seu primeiro casamento), Lourenço (Gregoire Blanzat) e Pedroca (Raffael Pietro).


Gabo (Henri Castelli) – Homem charmoso, sem escrúpulos e cheio de ambição. Após a morte do irmão, casa-se com sua então cunhada, Soraya. Com ela, tem dois filhos: Lourenço e Pedroca. É o presidente da imponente empresa da família, Pilartex.

Margot (Maria Casadevall) – Arquiteta, é namorada e sócia de Benjamin. Veio de uma família de classe média e batalhou para conquistar uma carreira renomada.

Patrícia (Lucy Ramos) – É terapeuta e amiga de Margot.

Tomás (Dalton Vigh) – É casado com Clarice, com quem tem dois filhos. Médico respeitado, nasceu e cresceu em Paraisópolis, onde faz trabalho voluntário.

Clarice (Ângela Vieira) – Mulher de Tomás e mãe de Joaquim (Gustavo Piaskoski) e Bruna (Giullia Buscacio). É uma advogada criminalista e mulher contemporânea, que tem a missão de manter a família unida.


Grego (Caio Castro) – É morador de Paraisópolis e chefe da comunidade, onde tem poucos afetos. É o típico cara durão, mas solitário. Nutre um sentimento muito forte por Mari. É sobrinho de Paulucha.

Ximena (Caroline Abras) – É o braço direito de Grego. Durona, tem o respeito de todos. Nutre um amor não correspondido por Grego.

Izabelita (Nicette Bruno) – É a mãe viúva de Soraya e avó de Benjamin, Lourenço e Pedroca. Criou o neto mais velho, Benjamin, e mantém ótima relação com ele.

Raul (André Loddi) – É assessor de Gabo e engenheiro na empresa dele. Venera o chefe, mas secretamente sonha em golpeá-lo.

Dilson (Cláudio Fontana) – É o zelador do prédio onde mora Soraya. Um homem inteligente e esforçado, sem formação escolar.


Armandinho Prado (Eduardo Dusek) – É um homem culto e apegado às aparências. Mora no prédio de Soraya, mas vive tentando dar golpes em ricaças.

Isolda (Françoise Forton) – É uma bonita professora de balé. Não quer saber de namorar. Trabalha em Paraisópolis.
FDeodora (Dani Ornellas) – É a mãe solteira de Lilica (Thainá Duarte), por quem faz de tudo. Faxineira em Paraisópolis e Morumbi.

Silvéria (Ilana Kaplan) – Mora em Paraisópolis com o marido, Fradique (José Rubens Chachá), e os filhos, o playboy Lindomar (Gil Coelho) e a perua Mirela (Luana Martau). É perua e sonha com a ascensão social. Não gosta do amor do filho por Danda.


Paulucha (Fabiula Nascimento) – É a bondosa – mas durona – mãe de Máximo (Danilo Mesquita) e Natasha (Carolina Oliveira). É confeiteira e amiga antiga de Eva, através de quem conheceu Deise, a mãe biológica de Mari. É tia de Grego, mas não aprova o comportamento do sobrinho.

Cícero (Danton Mello) – É irmão da trambiqueira Rosicler (Paula Cohen), com quem mora. Trabalha como fiscal da Alfândega e é um funcionário metódico. Apaixonado, desde sempre, por Danda. Por causa dela, vive às turras com Lindomar.

Dom Pepino (Lima Duarte, em participação especial) – É um italiano mafioso. Por achar Danda parecida com sua neta, ajuda a garota em um momento difícil, mas pede alguns favores em troca.