Prefeitos e representantes de 17 municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) participaram na semana passada da 1° Reunião de 2012 do Conselho Consultivo da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba).

Um dos assuntos discutidos foi a integração do transporte coletivo da RMC. O gestor de Operação do Transporte Coletivo da Urbs (Urbanização de Curitiba SA), Luiz Fila, explicou sobre a licitação do transporte coletivo metropolitano. A Comec e a Urbs estão analisando esta questão há cerca de um ano. “Esta foi a primeira reunião com as prefeituras mas vamos promover outras para poder debater o assunto”, disse o coordenador geral da Comec, Rui Hara.

A coordenadora de Planejamento da Comec, Maria Luiza Malucelli Araújo, informou sobre os projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) II voltados para a melhoria das condições de drenagem da região metropolitana. E o diretor Técnico da Comec, Sandro Setim, abordou sobre a situação dos projetos do PAC da Mobilidade/Copa 2014 que melhoram a mobilidade da metrópole.

Para que as reuniões da Comec possam ser mais produtivas a partir de agora elas deverão ser divididas em grupos: Conurbados, região Norte e região Sul. Esta divisão servirá apenas discussão de assuntos de interesse regional mas, nos assuntos de interesse geral, as reuniões contarão com os 29 municípios da RMC.

Participaram do evento representantes da Secretaria de Assuntos Metropolitano de Curitiba (SMAM), Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (IPPUC) e prefeituras de Araucária, Balsa Nova, Bocaiuva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Magro, Campo Largo, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Piên, Pinhais, Rio Negro, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul.