O Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de outubro. A cada ano, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura divulga um tema para proporcionar a reflexão mundial. Esse ano o foco principal é alertar a população mundial a reduzir drasticamente o desperdício de alimentos, sem esquecer das ações para reduzir a fome no planeta.

Para lembrar a data, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Saúde de Pinhais, em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSEA, começaram nesta quarta-feira (16) uma visita a todos os 5º anos das Escolas Municipais para realizar gincanas. As atividades, aplicadas pelas nutricionistas da Prefeitura, tem como objetivo conscientizar os alunos sobre como ter uma alimentação balanceada e saudável.

No início de 2013, foi lançada a campanha mundial “Pensar, Comer e Conservar – Diga não ao desperdício”, com o objetivo de auxiliar na coordenação das ações globais para reduzir o desperdício de alimentos. Pensando na realidade de Pinhais, a Secretaria de Educação idealizou a Campanha – Alimentação e Meio Ambiente: Como reduzir o desperdício?, em que toda a rede municipal de ensino participará durante todo o mês de outubro.

No período de 21 a 25 de outubro de 2013, será realizada, em cada Unidade Municipal de Ensino, exposição com todos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Algumas atividades serão transferidas para exposição na Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional que acontecerá no dia 8 de novembro de 2013, na Câmara Municipal de Pinhais.