Bocaiúva do Sul e Rio Negro promovem Caminhadas na Natureza

10 abril, 2014 às 14:24  |  por Mario Akira

Mais três caminhadas internacionais na natureza acontecem neste fim de semana no Paraná. Sábado (12) tem caminhadas em Matinhos, no Litoral, e em Bocaiúva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. No domingo (13), será a vez de Rio Negro promover o evento.

Ação do Governo do Estado, realizada pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e Emater Paraná, em parceria com as prefeituras, as Caminhadas na Natureza buscam incentivar o turismo rural e valorizar a agricultura familiar. O projeto tem o apoio, também, da organização não governamental Anda Brasil, do Grupo de Turismo e Produção Associada, e Turismo Rural na Agricultura Familiar – Rede Traf.

Em Bocaíuva do Sul, a 37 quilômetros de Curitiba, será realizado a Caminhada do Aquífero Karts. O circuito terá 10,3 quilômetros, passando também por áreas rurais e propriedades da agricultura familiar, rios e matas nativas da região.

Nos quatro pontos de parada programados pela organização, os participantes poderão também receber informações sobre o Aquífero Karst, um importante manancial subterrâneo do Paraná, utilizado para o abastecimento público dos municípios da Grande Curitiba.

O Circuito Caminhos do Seminário, de Rio Negro, tem 11 quilômetros de percurso. “Temos 200 inscritos e esperamos ampliar essa participação até o dia da caminhada. Já preparamos um barracão e tendas onde será servido o almoço caseiro preparado pela Associação de Moradores do Bairro Seminário”, diz Caio Ricardo Dutra, diretor de turismo de Rio Negro.

Além de passar por três propriedades rurais do município, os participantes da caminhada irão percorrer um trajeto de quatro quilômetros em trilhas dentro do Seminário, construído no início do século passado. A edificação fundada por padres franciscanos vindos da Alemanha tem três torres e quatro pavimentos.

SERVIÇO:

2ª Caminhada Internacional da Natureza em Bocaiúva do Sul

Circuito Aquífero Karst – percurso de 10,3 quilômetros

Data: sábado (12)

Saída: 9 horas

Local: Ginásio de Esportes Municipal – rua Caetano Munhoz da Roca, 190

Informações: (41) 3658-2290 ou bocaiuvaturismo@gmail.com

Opções — Almoço rural: No local da saída, R$ 20 por pessoa com produtos orgânicos. No ginásio de esportes, estará funcionando a feira da agricultura familiar

2ª Caminhada Internacional da Natureza em Rio Negro

Circuito Caminhos do Seminário – percurso de 11 quilômetros

Data: domingo (13)

Início: 8h30

Local: Próximo ao parque Ecoturístico Municipal São Luiz de Tolosa

Informações: Secretaria de Cultura e Turismo de Rio Negro (47) 3643-7664 e (47) 9114-6166 ou turismo@rionegro.pr.gov.br e financeiro.turismo@gmail.com

Opções — Café rural: Os alimentos do café da manhã serão vendidos por unidade.

Almoço rural: R$15 por pessoa. É necessário efetuar reserva pelo número (47) 3643-7664. A alimentação está a cargo da Associação de Moradores do Seminário. O cardápio do almoço: aluske de panela, arroz branco, feijão, aipim, carne de panela, frango, maionese de leite, saladas variadas, sagu com molho branco doce. Bebida não inclusa.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>