Pensando em fortalecer a agricultura familiar, a Prefeitura de Araucária criou o Programa Rural Caminhos do Agricultor. A lei nº 2834/2015 foi assinada no dia 5 de maio pelo prefeito Olizandro Ferreira e autoriza a administração municipal a executar obras de infraestrutura e serviços em pequenas e médias propriedades rurais particulares do município.

O programa vai contemplar serviços como terraplanagem; abertura, conservação e revestimento de estradas de acesso e internas; construção e reforma de silos, trincheiras, tanques, bebedouros, açudes de captação de água, pontes e bueiros; drenagem; transporte de materiais e produtos agrícolas; e abertura de fossas e sumidouros para tratamento de dejetos orgânicos.

Os serviços serão realizados com maquinários da Prefeitura ou terceirizados e serão executados pelas Secretarias de Agricultura e de Obras. Para se beneficiar os interessados precisam ser responsáveis pela propriedade rural que irá receber os serviços; comprovar que no mínimo 50% da renda são provenientes da atividade rural; e a propriedade deve ter no máximo 48 hectares.

As normas para operacionalização do Programa Rural Caminhos do Agricultor, como a prioridade na realização dos serviços e o cronograma de execução das melhorias, serão regulamentas por Decreto Municipal.