O enxadrista Jaime Sunye Neto esteve em Pinhais e visitou o Centro Cultural Wanda dos Santos Mallman. Acompanhado do presidente da Federação Paranaense de Xadrez, Ciro José Cardoso Pimenta e do instrutor e enxadrista Pablo Alejandro Acosta, foi recepcionado pelo secretário de Cultura e Esporte e Lazer de Pinhais, José Martins.

Na reunião foram discutidas propostas e ideias de incentivo ao esporte, que tem como característica o desenvolvimento da inteligência, o poder de concentração, o estudo das técnicas e estratégias. “O município de Pinhais pretende estreitar relações institucionais com a Federação no sentido de abrir novas oportunidades de participação, seja em nível de iniciação, seja no nível de competição, no xadrez”, afirmou José Martins.
Em Pinhais, a modalidade é oferecida pela Secretaria de Educação aos alunos da rede municipal de ensino, do 2º ao 5º ano, pelo Programa Mais Educação ou por meio projeto próprio da prefeitura. O Centro da Juventude do município também disponibiliza o xadrez em sua grade de atividades. Muitos talentos têm sido revelados por meio destas iniciativas e rendido posições de destaques em competições.

Jayme Sunye
O enxadrista foi bicampeão brasileiro juvenil de (1974/75) e campeão juvenil pan-americano em Buenos Aires, 1975. Venceu sete vezes o Campeonato Brasileiro, representou o Brasil em nove Olimpíadas, além de ter participado de outras centenas de competições. Conquistou o título de Mestre Internacional em 1980 e o de Grande Mestre em 1986, tendo atingido em 1999 o rating de 2558, a classificação mais elevada de sua carreira. Também foi presidente da Confederação Brasileira de Xadrez de 1988 a 1992, atuando também como vice-presidente da FIDE para as Américas.