Projeto Veterinário Mirim vira lei na Lapa e ganha prêmio nacional

4 maio, 2016 às 13:59  |  por Mario Akira

O projeto Veterinário Mirim, criação do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR, ganhou no último dia 28 de abril o troféu Destaque Nacional da União dos Vereadores do Brasil 2016 em Brasília, por uma Lei municipal do vereador Célio Guimarães, da Lapa. O projeto é realizado naquela cidade desde 2014 com alunos de escolas municipais, visando ações educativas que incentivem a guarda responsável de animais. O Troféu Destaque Nacional da União dos Vereadores do Brasil tem como foco ações públicas inovadoras.

Ao propor que o projeto de tornasse lei municipal, em 2015, o vereador Célio Guimarães quis evitar a suspensão das atividades na troca de gestões municipais. As atividades do Veterinário Mirim são aplicadas na Lapa para crianças do quinto ano do Ensino Fundamental. Em 2014, o programa conseguiu 100% de adesão das escolas municipais. O Troféu Destaque Nacional da União dos Vereadores do Brasil premia ações públicas inovadoras.

Três outras cidades também realizam projetos Veterinário Mirim. Em Pinhais, desde 2006 o Centro de Controle de Zoonoses atua com o projeto nas escolas do município, desenvolvendo a educação em saúde, bem-estar anima, guarda responsável e zoonoses. O objetivo também é ter a participação ativa da comunidade em políticas públicas no controle de animais e zoonoses, e a inserção do Médico Veterinário na sociedade, melhorando a forma de propagação de informações em saúde animal e saúde pública. Todos os anos, as crianças recebem orientação em relação aos temas propostos e participam de um concurso onde desenvolvem trabalhos sobre os assuntos abordados. Os prêmios são visitas ao Hospital Veterinário da UFPR, nas quais os ganhadores vivenciam o trabalho dos profissionais e desenvolvem atividades lúdicas, além de terem a oportunidade de um contato mais próximo com os animais. Em São José dos Pinhais, o Veterinário Mirim existe há seis anos. Em Curitiba, depois de seis anos de realização, o projeto foi suspenso no ano passado.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>