O projeto “A Hora do Conto”, que há mais de três anos leva teatro de bonecos a escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) de Campina Grande do Sul, deu início às suas apresentações na ala de pediatria do Hospital Angelina Caron.

O projeto é uma parceria da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura com a Biblioteca Pública do Paraná. As histórias são contadas por estagiários da biblioteca e abordam diversos temas relacionados ao cotidiano das crianças, além de contos infantis clássicos.

“A Hora do Conto é um sucesso entre os alunos da rede municipal, tanto do ponto de vista do entretenimento como do incentivo à cultura. Imaginamos que também poderíamos levar esse divertimento para as crianças internadas como forma de minimizar a dor e o sofrimento, inevitáveis no ambiente hospitalar”, destaca a coordenadora de Cultura, Eliani Zanetti.

As peças teatrais serão apresentadas mensalmente no hospital. A primeira foi em maio e a segunda ocorreu na última quarta-feira (15/06). “A atividade foi muito bem aceita pelos pacientes. Tudo o que vem para distrair e tirar as crianças da rotina do hospital é bem-vindo para nós”, disse Beatriz Paternoster, coordenadora do Programa de Humanização do Caron. “Inclusive aproveitamos para convidar quem quiser ser voluntário em atividades como essas de segunda a sexta-feira, a nos procurarem”.

Cronograma

Além do hospital, neste primeiro semestre de 2016 o projeto passou pelas escolas municipais Nilce Terezinha Zanetti, João Assunção, Humberto de Alencar Castelo Branco e Santa Letícia, além do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Guido Irineu Pelanda e do módulo da Indústria do Conhecimento.

As próximas apresentações serão no dia 1º de julho, no Cmei Ernesto Zanona, e no dia 7 de julho, no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas). No segundo semestre, novas escolas e Cmeis receberão o projeto. As apresentações ocorrem sempre às 14 horas e é aberta não só para os alunos das instituições, mas para todas as crianças da comunidade.