Os integrantes dos conselhos Deliberativo e Consultivo da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) se reuniram para uma revisão estratégica da entidade na quinta-feira (14), na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano. O encontro foi presidido pelo secretário Ratinho Junior e teve a presença de prefeitos de municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

“Torna-se uma prioridade devolver a Comec ao seu patamar de importante órgão de planejamento das funções públicas, com interesse comum ao desenvolvimento dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba. E sempre respeitando o Estatuto da Metrópole”, disse Ratinho Junior. Para o secretário, é importante que a Comec seja uma autarquia de desenvolvimento regional e de referência.

Entre as propostas da Comec está a da busca de uma solução integrada para o sistema de transporte. Akel citou a urgência da implantação de um Plano de Diretrizes de Mobilidade Urbana, com gerenciamento compartilhado, dentro de um consórcio gestor que poderia contar com uma agência especial.