Levantamento feito pela Rede Cidade Digital (RCD), e apresentado no II Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Curitiba, em Quatro Barras, realizado no último dia 15, indica pouca presença do uso tecnologias da informação na gestão pública dos municípios que integram a Assomec. Os dados mostram, por exemplo, que pouco mais da metade das Prefeituras (55%) possuem os prédios públicos interligados, via fibra óptica ou rádio. Conforme destaca o diretor da RCD, José Marinho, trata-se da infraestrutura base para a implantação de uma cidade digital, criando assim uma rede de comunicação entre as secretarias de governo.

Além de conectividade, a pesquisa da RCD levou em consideração a presença de itens como pontos de internet gratuita para a população, governo eletrônico, câmeras de segurança, utilização de georreferenciamento e softwares de gestão. O georreferenciamento, sistema que cruza informações baseadas em coordenadas geográficas, é outra ferramenta que pode aperfeiçoar alguns serviços públicos como o cálculo de IPTU, visando o aumento de arrecadação, e a gestão social e habitacional. A tecnologia está presente em 43% dos municípios.

Na área da saúde pública, uma das tecnologias mais utilizadas é a plataforma de prontuário eletrônico, que está presente em 65% dos municípios consultados. Nela é possível ter acesso ao histórico do paciente da rede pública e reduzir gastos com exames e medicamentos.

Segurança pública – 52% dos municípios disseram ter um sistema de videomonitoramento nas vias públicas da cidade. “É preciso entender a tecnologia como estratégica no planejamento e os números mostram a necessidade de investimentos para aperfeiçoamento das iniciativas e na implantação de projetos que visam o aprimoramento dos serviços públicos, e com isso melhorar a vida das pessoas”, analisa o diretor da RCD.