A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Lapa (Recilapa), passa a contar com um caminhão baú para recolher os materiais na cidade e zona rural e com uma esteira de triagem para facilitar o trabalho de separação. Os equipamentos, no valor de R$ 200 mil, foram entregues pela Fundação Banco do Brasil, a partir de projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente e agência local do Banco do Brasil (BB).

Participaram da cerimônia de entrega, feita simbolicamente à coordenadora da Recilapa, Dinacir de Fátima de Lima, a prefeita Leila Klenk, o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Lírio Rebelatto, a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Lia Márcia Marin, o superintendente regional do BB, Claudinei Dapper e o gerente do BB na Lapa, Tarcíso Schmidt. O evento, realizado no barracão da Recilapa, foi prestigiado por membros da entidade, servidores municipais que assessoram o trabalho da associação e funcionários do Banco do Brasil.

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis foi criada em 2002, com os objetivos principais de proporcionar melhores condições de trabalho e renda às famílias que viviam da coleta de materiais retirados do lixo, no antigo “lixão” da Lapa, e contribuir para diminuir a quantidade de lixo destinado àquele local transformado em aterro sanitário na mesma época.

Atualmente é composta por 20 associados, que fazem a triagem e comercializam cerca de 45 toneladas de material por mês.

A Prefeitura mantém um termo de cooperação com a entidade e disponibiliza assessoria, atendimento médico e social, custeia despesas de água, energia e telefone e destina todo o material reciclável coletado no município à associação.