Almirante Tamandaré será contemplada com o Programa Paraná Seguro, que garante recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para redução da criminalidade e da violência nas principais cidades do Estado. O investimento total previsto no programa é de US$ 112 milhões. Ao longo de cinco anos (prazo estipulado no contrato com o BID) serão desenvolvidas dezenas de ações. Uma das mais importantes é a construção de sete delegacias cidadãs nas cidades de Almirante Tamandaré, Araucária, Cascavel, Colombo, Londrina, Maringá e São José dos Pinhais.

Todas as ações – que envolvem várias outras atividades – foram acordadas com o BID em 2012 e devem ocorrer entre 2017 e 2021. O contrato ainda prevê a aquisição de pouco mais de 1,5 mil viaturas, a capacitação de aproximadamente 6 mil policiais em policiamento cidadão e a implantação de um sistema integrado de inteligência.

Em comparação com a atual Delegacia de Polícia Civil, a Delegacia Cidadã contará com atendimento automatizado e específico; vestiários e sanitários para público; auditório e sala de reuniões; salas para Defensoria Pública; Ministério Público; atendimento psicossocial; sala de custódia; parlatório; salas separadas para vítima e suspeito; sala de reconhecimento; sala de visitas; entre outras dependências. Em Almirante Tamandaré, a Delegacia Cidadã ficará localizada na Rua Domingos Scucato, nº 1.166.