A criação de um Mercado Comum Metropolitano da Grande Curitiba, com base em um programa de fortalecimento regional, tomou forma na segunda-feira (13/03) com a posse do Comitê Gestor do Pró-Metrópole, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

Presidido pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e tendo na vice-presidência o diretor e vice-presidente da Fiep, Hélio Bampi, o programa se completa com a representação da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), da Federação do Comércio (Fecomércio) e da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (Faciap).

“Nós vamos ter redes integradas de transporte e de saúde e o plano de desenvolvimento de turismo metropolitanos, e o mais importante, um mercado comum metropolitano”, disse Greca. “Neste pedaço, entre as serras do Mar e de São Luiz do Purunã, entre o Rio Ribeira do Iguape e a fronteira com Santa Catarina, perto de Piên e Rio Negro, há 3,5 milhões de paranaenses”, lembrou Greca. O prefeito também acrescentou que 42% de tudo o que se produz no Paraná é feito na RMC. “Então, vamos dar a essa grande região o desenho de uma cidade só, isso é o Pró-Metrópole.”