Veículos com pessoas acima de 60 anos ou com necessidades especiais têm direito a usar a vaga preferencial, desde que essas pessoas sejam cadastradas, conforme prevê a resolução 303/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A credencial, emitida pela Secretaria Municipal de Urbanismo (SMUR) de Araucária, é válida em todo o território nacional e deve ficar visível sobre o painel do veículo.

Em Araucária, o idoso (ou representante) pode comparecer à Secretaria Municipal de Urbanismo, no Paço Municipal, com fotocópias do RG e CPF (que podem ser substituídos pela carteira de habilitação) e do comprovante de residência para solicitar a credencial. A autorização é do idoso e não do carro. Ele tem direito a usá-la estando em qualquer veículo, conduzindo ou como passageiro. Com isso, é possível, por exemplo, que um idoso vá de táxi ao banco e o veículo possa estacionar na vaga preferencial sem qualquer problema (desde que com a credencial do idoso visível!).

É importante destacar que, em Araucária, o idoso ou pessoa com necessidade especial cadastrados têm gratuidade na vaga preferencial. Mas quando trata-se de área de estacionamento rotativo (Estar), assim como ocorre nas demais vagas do rotativo, é preciso respeitar o limite de 2 horas de permanência também na vaga preferencial. O descumprimento pode gerar notificação.

 

 

No caso de perda ou roubo do documento, a orientação é que o idoso registre um boletim de ocorrência (B.O.) e leve-o ao Urbanismo para fazer uma nova credencial (junto com as fotocópias necessárias). O uso irregular da credencial pode ocasionar na perda da autorização. Estacionar em estacionamento preferencial sem autorização pode gerar multa e cinco pontos na carteira de motorista.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (41)3614-1444 (Departamento de Trânsito).