Nesta semana, o Ministério do Trabalho fez o lançamento do aplicativo “Sine Fácil”. A ferramenta facilita a consulta por oportunidades de trabalho em diferentes áreas, permite acompanhar seguro-desemprego e acessar informações sobre abono salarial, entre outros serviços.

Aproveitando o lançamento do aplicativo, a Agência do Trabalhador de Pinhais traz algumas orientações para a utilização do Sine Fácil. “Por meio deste recurso, que é gratuito, os trabalhadores evitam filas e despesas com deslocamentos”, explica Giane de Jesus, diretora do Departamento de Geração de Emprego e Renda.

 

Como funciona o Sine Fácil

De acordo com o Ministério do Trabalho, o aplicativo está disponível na versão para Android e em breve também para iOS. Para poder utilizar o aplicativo, o trabalhador deverá ter um código de acesso (QR Code) que pode ser obtido no portal Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br), que também é lançado nesta data; nas unidades de atendimento do Sine; no documento que ele recebe no ato da rescisão de contrato; ou na solicitação do seguro desemprego. O código de acesso é individual, o que garante mais segurança às informações e agilidade no atendimento. Após instalar o aplicativo no seu celular ou tablet, o trabalhador deverá digitalizar o código utilizando a câmera fotográfica do aparelho celular.