Nesta quarta-feira (05), às 19h, acontece a segunda etapa da Audiência Pública referente ao Plano Municipal de Arborização Urbana, no anfiteatro da Prefeitura de Araucária. O evento é aberto à comunidade e trata de questões para readequação do Plano Municipal de Arborização Urbana de 2005.

O Plano visa realizar melhorias para que a cidade não apenas conte com boa arborização, mas que ela esteja integrada à realidade local e às normas que prezam pela qualidade e segurança. A segunda audiência trará ênfase nas alterações da Av. Victor do Amaral (trecho a partir da Manoel Ribas até a Rua Rodolfo Hasselmann). A primeira audiência pública deste ano sobre o assunto foi realizada dia 29 de maio e discutiu mudanças em outro trecho da mesma rua.

 


A Victor do Amaral é uma via de quase 2km de extensão e tem muitos estabelecimentos comerciais. A via conta com 197 árvores, sendo que de acordo com as normas técnicas, algumas deveriam ser removidas e outras substituídas. O foco da ação são as árvores que estão apresentando riscos aos pedestres, à fiação elétrica, às propriedades e aos veículos. Para os casos em que haverá substituição, as mudas virão do Horto Municipal e de medidas compensatórias.

Critérios – Há critérios técnicos que determinam cuidados com o plantio de árvores em áreas de entrada de veículos, próximos a redes de água e esgoto, bocas de lobo e hidrantes, semáforos e pontos de ônibus. Além das distâncias recomendadas, é preciso levar em conta espécies mais adequadas. No caso de Araucária, a aroeira-salsa, a extremosa e a quaresmeira são espécies indicadas. A substituição de espécies leva em conta o fluxo de pessoas e veículos, o porte da planta, a largura das calçadas e ruas e espécies que não destruam as calçadas. Onde houver derrubada de árvores comprometidas, há previsão de um novo canteiro a 50cm do local. Há canteiros que também serão reaproveitados.