Implantada no Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde em 2014, a vacinação contra o vírus HPV este ano também abrange meninos na faixa etária de 11 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. O objetivo da vacinação deles é prevenir os cânceres de pênis, as lesões ano-genitais pré-cancerosas e as verrugas genitais. Ao receberem a vacina (disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde) os homens também colaboram com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres. Casos de câncer de boca e orofaringe também podem ser prevenidos com a vacina para ambos os sexos.

No caso das meninas, a idade de vacinação é de 9 anos a 14 anos, 11 meses e 29 dias. A faixa etária escolhida para vacinação, em especial a feminina, foi definida em virtude de estudos de imunogenicidade (produção de anticorpos/proteção). Eles comprovaram que as duas doses da vacina quadrivalente no grupo de meninas de 9 a 13 anos, em comparação com três doses no grupo de mulheres jovens de 16 a 26 anos, garantiram maior proteção para o grupo mais novo (de 9 a 13 anos). Tanto para os meninos quanto para meninas, é necessário a aplicação de duas doses (com intervalo de 6 meses) para garantir a imunização.

 

 

A vacina em questão confere proteção contra o HPV tipos 6, 11, 16 e 18. Os HPV tipo 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero, enquanto os HPV 6 e 11 estão associados a até 90% das lesões ano-genitais. No Brasil, o perfil de prevalência de HPV é semelhante ao global, sendo 53,2% para HPV 16 e 15,8% para HPV 18.

Esta vacina também é indicada para pessoas portadoras do vírus HIV e outras situações especiais tais como indivíduos submetidos a transplantes de órgãos sólidos, transplantes de medula óssea ou pacientes oncológicos, sendo que, nestas situações a prescrição médica se faz necessária. Pessoas que se enquadram nestas situações especiais devem buscar orientação na Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência.