Ação tem parceria também do Governo do Estado. Levantamento feito com armadilhas para saber quantidade de ovos do mosquito transmissor ocorreu nos bairros da cidade e apontou risco médio. Servidores da Prefeitura de Paranaguá estão dando apoio à equipe da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que desenvolve projeto de monitoramento do mosquito transmissora da dengue, zika, chikungunya e febre amarela na cidade, em parceria com a 1.ª Regional de Saúde. A ação inclui a instalação de aproximadamente 300 armadilhas para captura de larvas do Aedes aegypti em todas as regiões do município, que recentemente apontou risco médio para infestação.

Foi o mesmo resultado levantado pela equipe própria de agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap), recentemente. O projeto realizado pela UFPR foi apresentado nesta terça-feira na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (ACIAP) e tem coordenação do professor doutor Mário Antonio Navarro da Silva, do Departamento de Biologia, do Setor de Ciências Biológicas da instituição de ensino superior.

 

 

 

O Governo do Estado também é parceiro do projeto. Cabe à Prefeitura de Paranaguá a indicação de dois servidores, que estão sendo treinados para a instalação de um Departamento de Entomologia na estrutura da Semsap. Atualmente, um trabalho aos mesmos moldes já é realizado, mas a intenção é também implantar uma estrutura de detecção de espécies de mosquitos e também dos vírus circulantes, com laboratório.

“Tendo estrutura para detecção das espécies e também do vírus circulantes será possível agir com mais precisão nestas áreas e assim fazer o isolamento e a remoção mecânica de criadouros pontualmente”, declarou o secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, que lembrou ainda de várias outras ações que vem sendo realizadas para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. De agosto do ano passado até agora foram registrados apenas 35 casos de dengue, contra mais de 16 mil no ano passado, que gerou a morte de 30 pessoas.

Do início do ano até agora foram feitos diversos investimentos para que a população de Paranaguá fique protegida contra o mosquito transmissor. Dentre eles está a continuidade das visitas de agentes de endemias de casa em casa em 72 bairros de Paranaguá, incluindo Ilha dos Valadares, Alexandra e colônias. As equipes verificam se nos imóveis há criadouros e fazem a remoção, além de aplicar inseticida com as bombas costais.

Foi uma reivindicação do prefeito Marcelo Roque a realização de cinco ciclos de fumacê pelo Governo do Estado em maio deste ano. “Foi uma medida importante de prevenção, mas é importante também que a população faça a sua parte, verificando se em seus quintais não há focos do mosquito”, observou o prefeito, que também lembrou que decretou situação de emergência devido à dengue, para realizar ações para o combate no município.