Campina Grande do Sul promoveu, na sexta-feira, dia 21, sua 12ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, que ocorre a cada dois anos, desta vez teve como tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social”. O objetivo principal foi definir as metas do plano decenal, documento que traça as políticas públicas que devem ser implementadas no município nos próximos dez anos.

A conferência, realizada no Teatro Municipal, contou com uma palestra sobre o tema e também recebeu apresentações das oficinas de dança de rua e teatro oferecidas pela prefeitura com recursos do Fundo para Infância e Adolescência (FIA).

 

 

“Esta conferência é o momento de reforçar e aprimorar o trabalho que desenvolvemos em rede com o objetivo de consolidar e ampliar os direitos dos cidadãos campinenses” enfatizou a secretária de Desenvolvimento Social e Família, Eliani Zanetti.

Durante a conferência, foram eleitos os 12 delegados, seis governamentais e seis não- governamentais, que representarão o município na conferência estadual. Ainda foram escolhidos os novos membros do Conselho Municipal para os próximos dois anos.

As metas do Plano Decenal da Assistência Social foram definidas a partir de discussões feitas em três grupos temáticos. O Suas, assunto mais falado durante a conferência, é o Sistema Único de Assistência Social. Ele regula e organiza os serviços, programas, projetos e benefícios socioassitenciais executados em todo o território nacional. Além disso, define os elementos essenciais e imprescindíveis à execução da política pública de assistência social, possibilitando a normatização dos padrões nos serviços, qualidade no atendimento aos usuários, indicadores de avaliação e resultado, nomenclatura dos serviços e da rede prestadora de serviços socioassistenciais.

A 12ª Conferência Municipal de Assistência Social ainda contou com a presença de conselheiros, professoras, educadoras, diretoras de escolas, vereadores e representantes de secretarias municipais e outros órgãos governamentais que desenvolvem ações na área, como Cras e Creas.