Você conhece o trabalho da Ouvidoria Municipal de Saúde? É um canal de comunicação direto ligando o cidadão, o usuário do Sistema Único de Saúde –SUS à Secretaria Municipal de Saúde de forma mediadora e independente na metodologia da “escuta humanizada”.

Segundo a Ouvidora Municipal Adriane Berghauser, “na Lapa a administração municipal busca fortalecer as ações da ouvidoria desmistificando o mito de ser um local apenas para reclamações. Basicamente funciona assim: identificamos a demanda, remetemos ao setor competente que retorna com uma análise e decisão. Após procedemos o retorno ao usuário e a devida orientação”.

 

 

O objetivo principal da ouvidoria é melhorar a qualidade no atendimento à população. Recentemente as profissionais ligadas ao setor receberam capacitação por meio de cursos e de encontros nas macrorregionais de saúde a qual estão subordinadas, visando aprimorar e dar o devido suporte.

Adriane explica também que iniciou um roteiro de visitas em diversos setores como unidades de saúde, UPA, Central de Ambulância, para divulgar o trabalho e levar conhecimento aos profissionais bem como criar meios facilitadores para que o cidadão possa realizar a sua crítica, elogio ou sugestão no próprio local, descentralizando o atendimento, vindo de encontro com a política de fortalecimento de direitos reforçando o relacionamento dos usuários com a Secretaria de Saúde.

A Ouvidoria Municipal de Saúde fica na Rua Barão dos Campos Gerais,93. O horário de atendimento é das 08:00 as 11:30 e das 13:00 as 16:00 horas.