As prefeituras do litoral do Paraná deram na quarta-feira (20) um importante passo rumo a uma gestão pública mais eficiente e transparente. Durante o I Fórum Internacional de Governo Aberto, o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, assinou junto a representantes da Escola de Políticas Públicas (EPP) e do Instituto Ethos o termo de parceria do programa Litoral Transparente. Os municípios de Matinhos, Paranaguá e Pontal do Paraná também aderiram ao programa.

A iniciativa desenvolvida pela Escola de Políticas Públicas (EPP) e Instituto Ethos conta com o apoio da Techint Engenharia e Construção e articulação local da Amlipa (Associação dos Municípios do Litoral).

 

 

Segundo Caio Magri presidente do Instituto Ethos, a Amlipa é protagonista na iniciativa de pensar a transparência na política pública. Marcelo Vidal, coordenador geral de Governo Aberto e Transparente da Controladoria Geral da União (CGU) e palestrante no evento, parabenizou os prefeitos pela adesão ao programa.

A partir do compromisso firmado, cada administração municipal terá um ano para desenvolver e implantar ações que aprimorem mecanismos de participação social, de transparência da administração pública e de regulamentação anticorrupção com o objetivo fomentar a adoção de práticas e o desenvolvimento de iniciativas de Governo Aberto e integridade pública. Entre os temas abordados estarão ética, transparência e controle interno.