Outubro está chegando e uma mensagem importante sempre é tratada nessa época: a saúde da mulher, principalmente pelo reforço da necessidade de realização de exames de rotina como os de prevenção do câncer de mama e de colo de útero. A intenção da Secretaria Municipal de Saúde é focar na saúde da mulher de maneira geral, expandindo para outras discussões como incentivar realização de testes rápidos de HIV e sífilis, fazer a verificação vacinal, avaliação odontológica, divulgar informações sobre métodos contraceptivos, ofertar palestras sobre hábitos saudáveis, debater a violência, falar sobre a prevenção de quedas, tratar sobre a autoestima do público feminino no enfrentamento do câncer e outros assuntos.

 

 

Na edição deste ano diversas parcerias foram estabelecidas para que o recado da rede municipal de saúde tivesse um alcance maior, já confirmaram participação a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Araucária (ACIAA), ONG Espaço Vida Araucária, Rotary Club, Faculdade Educacional de Araucária (Facear), Delegacia da Mulher, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Programa de Aleitamento Materno de Curitiba, academia Hiit, Instituição de Ensino Menna Barreto e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, além é claro, além serviços de saúde da rede municipal (unidades básicas, Clínica de Saúde da Mulher, Hospital Municipal, Núcleo de Educação e Capacitação em Saúde, Serviço de Orientação à Aids, Clínica de Fisioterapia e Fonoaudiologia e outros).

Abertura
O evento simbólico que dará início às atividades acontecerá na segunda-feira (02) às 10h na Praça da Igreja Matriz, quando bexigas com gás hélio serão soltas. A abertura oficial acontecerá na sequência, na mesma data, às 13h30, no anfiteatro da Prefeitura e será repetida na terça-feira (03), às 8h30, no anfiteatro da Prefeitura, para outros profissionais convidados.

Em diversas datas haverá palestras para gestantes de alto risco e mulheres da terceira idade. A Clínica de Saúde da Mulher fará exames de prevenção de câncer de colo de útero em algumas datas mediante agendamento das unidades básicas de saúde. Médicos e enfermeiros terão capacitação sobre colposcopia e câncer de mama com um profissional do Hospital de Clínicas de Curitiba. Os serviços municipais de assistência social farão diversas atividades durante o mês em referência à Campanha Outubro Rosa.

Campanha de lenços
Muitas mulheres, enquanto fazem o tratamento contra câncer, perdem os cabelos e com eles sofrem um impacto em sua autoestima. Para auxiliar as guerreiras que estão passando por esse momento delicado, a ONG Espaço Vida Araucária (ONG que faz acompanhamento de pacientes com câncer e auxilia no resgate da autoestima e motivação) vai fazer algumas palestras durante o mês de outubro e vai fazer uma campanha para arrecadar e também para doar lenços e chapéus. As caixas de coleta estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde no mês de outubro. Contribua!

Unidades que abrirão em algum sábado deste mês pela Campanha do Outubro Rosa
Tietê: 7/10 – 14h às 16 h
Colônia Cristina: 07/10 – 08 às 12h
Shangrilá: 07/10 – 8h às 17
Guajuvira: 14/10 – 8h30 às 15h30
Padre Chico: 18/10 – 8h às 12h
Boqueirão: 21/10 – 8h às17
Boa Vista: 21/10 – 8h30 15h30
Lagoa: 21/10 – 8h30 às 12h
Capinzal: 21/10 – 8h30 às 12h
Industrial: 21/10 – 8h às 13h
Vila Angélica: 21/10 – 13h às 17h
Califórnia: 21/10 – 8h às 17h
Costeira: 21/10 – 8 às 17h