Na manhã de segunda-feira, 2, o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, participou de uma reunião, realizada em seu gabinete, em que foi apresentado o projeto Circuito da Cerveja, criado pelos vereadores Dr. Ido, Nina Singer e Professor Assis. O projeto de Lei, que será votado ainda este mês, tem como objetivo transformar o Município em referência nacional na produção de cerveja artesanal. O projeto é um incentivo para o crescimento e desenvolvimento econômico da cidade. Atualmente, o Paraná está em 5º lugar com mais cervejarias artesanais de todo o Brasil. “Esse projeto é um investimento interessante para o Município, que vai desenvolver ajudar a desenvolver a economia em um momento de crise nacional. Todos ganham com isso; tanto a classe empresária quanto os cidadãos. E a administração pública municipal está a disposição para ajudar no que for preciso”, afirmou o prefeito, Toninho Fenelon.

 

 

O Circuito da Cerveja de São José dos Pinhais visa ainda a criação de uma associação, a promoção de eventos, o fortalecimento do turismo na região e a geração de empregos através da produção, divulgação e comercialização dos produtos fabricados pelas microcervejarias — que produzem até 200 mil litros/mês. ” O projeto foi criado através do exercício pleno da cidadania, colocando como prioridade o desenvolvimento econômico da cidade e como um incentivo aos produtores. Para ser empresário é preciso ter coragem. E, com esse projeto, visamos que o Município volte a crescer”, explicou um dos criadores do projeto, vereador Dr. Ido.

Durante a reunião, alguns dados sobre o consumo de tal produto foram apresentados. No Brasil, 1,6% do PIB (produto interno brasileiro) é representado pela cerveja. O ano de 2016 fechou um faturamento de R$ 77 bilhões. O país está em 5º lugar num ranking de países que consomem cerveja. Uma pesquisa, realizada em 2013 pelo IBOPE, aponta que 64% dos entrevistados tem como preferência o consumo da cerveja.