Agentes da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) realizaram recentemente uma campanha de conscientização sobre os perigos do benzeno em Paranaguá. A orientação foi para que frentistas e consumidores não fiquem expostos ao material, o que diminui também a contaminação do ambiente e evita desperdícios e danos ao automóvel.

O benzeno é cancerígeno, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, e está entre as substâncias que compõem a gasolina. A intoxicação pelo produto, que é derivado de petróleo, dá-se por inalação de gases ou aspiração de formas líquidas. O contato com ele pode causar bronquite, dificuldades respiratórias e até bronquites irritativas graves, com hemorragia, inflamação e edema pulmonar, podendo levar à morte.

 

 

O derramamento excedente do tanque no solo e sua evaporação no ar causam também risco ao meio ambiente. “Fizemos essa campanha porque é um perigo a que todos estão expostos no momento do abastecimento dos nossos carros nos postos de combustíveis. Quem enche o tanque até a boca corre um risco maior ainda. Nosso papel é proteger nossa população e por determinação do prefeito Marcelo Roque e do nosso secretário de Saúde, Paulo Henrique de Oliveira, continuaremos realizando essas ações”, alerta a superintendente de Vigilância em Saúde da Semsap, Merielle Zanicoski.

A campanha é realizada pela Comissão Estadual do Benzeno, pelo Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (CEST), VigiaSus e Secretaria de Estado da Saúde, com apoio do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, Procon-PR e Sindicombustíveis. O alerta é porque abastecer o tanque até a boca não faz bem também para o automóvel, pois o combustível excedente é armazenado no canister, dispositivo feito para absorver os vapores gerados no abastecimento. Isso pode causar falhas no motor, risco de queima da bomba de combustível, danos à pintura e desperdício.