Na tarde da quarta-feira (18), o secretário de Saúde de São José dos Pinhais, Giovani de Souza, apresentou o material de divulgação e identificação de atendimento prioritário a pacientes com Transtorno de Espectro Autista (TEA). A proposta é de identificar à sociedade os pacientes autistas para serem preservados os seus direitos e, ao mesmo tempo, pretende proporcionar informações do número de pacientes com TEA no Município.

“Os autistas, de uma maneira geral, têm dificuldade no tempo de espera, de enfrentar fila e outros tipos de situação. Assim, a gente precisava de uma forma que essas pessoas fossem identificadas e, felizmente, tivemos esse apoio da secretaria de Saúde”, disse Antônia Cia, administradora de empresa e ativista do movimento autista de São José dos Pinhais.

 

 

De acordo com o secretário de Saúde, “já fizemos duas reuniões com os familiares de autistas no Município vendo para eles a possibilidade do encaminhamento ao neurologista e psiquiatra, bem como o atendimento priorizado nas unidades de Saúde. A pedido dos familiares, nós criamos uma carteirinha e um crachá, assim como uma identidade também nas UBS para ter o atendimento prioritário a eles”, destaca Giovani.

A Lei Municipal nº 2.817, de 19 de março de 2017, de autoria do vereador Silvio Santo, obriga os estabelecimentos privados e públicos do Município de São José dos Pinhais a inserirem nas placas de atendimento prioritário o Símbolo Mundial do Autismo, inserindo eles no atendimento preferencial.