Governo licita revitalização de terminais aquaviários em Pontal

25 outubro, 2017 às 12:56  |  por Mario Akira

O Governo do Paraná lançou nesta semana o edital de licitação para as obras de revitalização dos terminais aquaviários de embarque de passageiros em Pontal do Paraná e na Ilha do Mel. O certame, que deve ser concluído na primeira semana de novembro, prevê obras de melhorias nos três pontos de embarque existentes: um em Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, e dois na Ilha do Mel, nas praias de Encantadas e Brasília. O teto estipulado para a licitação é de R$ 1,6 milhão e vencerá a empresa que conseguir fazer as obras e cobrar o menor valor de tarifa dos usuários.

As estruturas vão contar com ambientes climatizados, catracas e bilheterias novas para o controle de passageiros. No terminal de embarque de Pontal será feita a reforma das 14 lojas existentes e dos banheiros. Os três pontos também receberão melhorias no acesso a portadores de necessidades especiais, informações turísticas.

 

 

A nova empresa que vai gerenciar os três pontos de embarque também deverá disponibilizar sistema de venda online e pelo menos cinco pontos de venda em cada um dos locais de embarque, além de outros pontos de venda a critério da vencedora da licitação. A expectativa é que o sistema de venda de bilhetes esteja funcionando a partir de 20 de dezembro.

ESFORÇOS – A licitação é resultado dos esforços de um grupo de trabalho formado por técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), Secretaria de Planejamento, Secretaria de Esporte e Turismo, Instituto das Águas do Paraná, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Prefeitura de Pontal do Paraná e de Paranaguá.

“Este é um trabalho feito a muitas mãos, com uma equipe fantástica da Coordenação de Gestão de Planos e Programas da Secretaria trabalhando em conjunto com outras pastas e com a prefeitura de Pontal e Paranaguá. Essa regulação para transporte aquaviário é algo sem igual no Brasil. Tenho certeza de que esse modelo adotado para a Ilha do Mel será referência para o Brasil inteiro”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

PONTO TURÍSTICO – A Ilha do Mel é o segundo ponto turístico mais importante do Paraná e um dos mais conhecidos do mundo. A revitalização dos três pontos de embarque é aguardada há tempos pela população do litoral. As instalações atuais foram construídas em 1991 e sofreram poucas melhorias desde então.

Para o presidente da Associação Comercial de Pontal do Paraná, Gilberto Espinosa, o conforto gerado por estas novas instalações vai promover o turismo náutico do litoral paranaense. “Todos os anos turistas de várias partes do mundo movimentam diversos setores de nossa cidade e estas melhorias só trarão benefícios”, prevê.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>