Na manhã de quinta-feira, 26, no Sesc de Paranaguá, professoras da rede municipal de ensino estiveram reunidas para receber informações sobre o Projeto Yossef. No início do ano, professoras da Escola Municipal Hugo Pereira Correia, idealizaram e iniciaram o projeto que tem como objetivo levar conscientização aos professores sobre a identificação de possíveis problemas de saúde nos alunos, estimular a população para doação de sangue e para se tornar um doador de medula óssea.

 

 

O projeto surgiu após um aluno daquela escola ter apresentado o quadro de leucemia. O pequeno Yossef dos Santos, de cinco anos faleceu este ano vítima da doença. Uma das idealizadoras do projeto, a professora Paula Frison contou que notaram manchas pelo corpo do menino. “Inicialmente conversamos com os responsáveis após o Yossef apresentar várias manchas roxas pelo corpo. Conversamos com a mãe que o levou ao médico e descobriu que ele estava com leucemia”, detalha. Após essa experiência, um grupo de professoras que trabalha com o projeto foi convidado a ir ao Hospital Erasto Gaertner e participar de uma palestra. Agora, elas semeiam a informação aos demais professores para que possam identificar situações como essa nas escolas. “Quando descobrimos a situação de saúde do aluno, infelizmente a doença já estava em estágio bastante avançado. Estivemos no Erasto para conhecer um pouco mais sobre essa realidade e vimos como é importante doar sangue e fazer parte do cadastro de doadores de medula óssea. Por isso, estamos difundido a conscientização aos demais professores e a comunidade. É importante ter esse olhar e perceber sinais que muitas vezes as crianças nos passam e assim ser possível que haja um diagnóstico mais precoce”, ressalta.

Durante o encontro com os professores a diretora da Unidade de Coleta e Transfusão de Paranaguá, Elizabeth de Fátima Rosa destacou aos presentes a necessidade de se doar sangue e medula óssea. Tatiana Costa Pinto Passos, chefe do Departamento de Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral diz que a Semedi e a Prefeitura de Paranaguá apoiam o projeto. “O Projeto Yossef nasceu do coração dessas professoras da Escola Hugo. A escola perdeu um aluno vítima do câncer e elas não conseguiram ficar de braços cruzados, arregaçaram as mangas, criaram o projeto e o apresentaram para a Semedi e ao prefeito Marcelo Roque recebendo total apoio”, afirma.