O Outubro Rosa foi criado para conscientizar as mulheres sobre a importância de realizarem exames para detecção de câncer de mama e também do colo do útero. Entretanto, as unidades de saúde continuam com realizando solicitações de mamografias e também coletas de preventivos durante o ano todo. O alerta é feito pela equipe do Centro de Referência de Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap).

Analisando os números do ano passado, divulgados pelo Centro de Referência de Saúde da Mulher, conclui-se que houve redução na procura por mamografias na ordem de 70,12%, tendo em vista que foram 539, contra 378. Para as coletas de preventivo a diminuição foi menor, ficando na casa de 9,2%, com um total de 642 e 596 no ano passado.

 

 

Mesmo com a redução na procura, a campanha realizada durante todo o mês que se encerrou nesta terça-feira (31) foi positiva, na avaliação da enfermeira Luciane Tavares, do Centro de Referência de Saúde da Mulher. “Os números foram menores, mas a ação acabou sendo muito válida, até porque junto com os exames levamos também muita orientação às mulheres de Paranaguá”, explica a profissional, que justifica em parte a procura menor por conta de restrição para profissionais de enfermagem determinada temporariamente por liminar judicial, face processo acionado pelo Conselho Federal de Medicina.

O secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, alerta que as unidades continuarão realizando medidas para conscientizar o público feminino de Paranaguá sobre a importância de realizar tais exames. “Sabemos que os índices de câncer são altos, principalmente os de mama e de colo do útero. Trata-se de uma política pública e por conta disso continuamos em alerta realizando os exames”, destacou o secretário.