Entre os dias 6 a 10 de novembro, Araucária promove a Semana de Prevenção ao Câncer de Boca. Nas unidades básicas de saúde será reforçada a avaliação visando diagnóstico precoce de lesões precursoras de câncer para os pacientes que procurarem atendimento odontológico, independente de idade ou outros fatores de risco. Para marcar o início da campanha, nesta segunda-feira (06), dentistas estiveram nos dois terminais de ônibus da cidade e fizeram exames nos transeuntes, distribuíram materiais informativos e escovas de dente.

Após o exame bucal, os usuários que apresentaram alguma alteração bucal (como feridas não cicatrizadas há mais de 15 dias, manchas e caroços) foram encaminhados para acompanhamento nas unidades básicas de saúde ou no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEMO).

 

 

Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de boca: tabagismo, radiação ultravioleta, alcoolismo e predisposição genética. Hábitos saudáveis como: não beber, se proteger do sol com protetor solar e boné e não fumar são medidas que podem auxiliar a reduzir as chances de desenvolver a doença.

O câncer de boca pode afetar lábios e o interior da cavidade oral. Este tipo de câncer tem cura, principalmente quando é identificado ainda no início. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de que em 2016 houve 15.490 novos casos de câncer de boca, sendo 11.140 em homens e 4.350 em mulheres.