A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Cultura, investe em ações culturais que proporcionam entretenimento e conhecimento para os munícipes. Visando sempre o melhor para os cidadãos, diversas atividades são disponibilizadas nos espaços culturais do município. Pensando em atender a população, a Escola da Cultura e a Usina da Música oportunizam aulas para pessoas com deficiência.

Ao todo, 1180 munícipes desfrutam das ações disponibilizadas na Escola da Cultura e na Usina da Música de São José dos Pinhais. Ibsem Matos Cevallos (Síndrome de Down), frequenta as aulas de mangá da Escola da Cultura. Toda semana Ibsem chega à Escola da Cultura acompanhado de seu pai, deixa sua mochila em um banco e com muita alegria cumprimenta e abraça os funcionários do local que ele tanto adora. “Não podemos parar, precisamos continuar”, fala o aluno quando questionado se pretende fazer outras oficinas na Escola. Segundo ele, o sonho de seus pais é vê-lo tornar-se pintor, expor suas obras como as de Pablo Picasso e ‎Leonardo da Vinci.

 

 

Ibsem demonstra seu amor pela arte quando fala nos cartões que produz e nos quadros que pretende pintar. O aluno acredita que as pessoas precisam se profissionalizar e aprender novas áreas. “Nas atividades desenvolvidas eu quero fazer sempre melhor, para as pessoas verem meus cartões, meus desenhos. Não podemos ficar no mesmo de sempre, faça outros desenhos, outros cursos diferentes. Mais conhecimento, é isso que procuro fazendo as aulas de mangá. Conheço o secretário, professor Imar de muito tempo, gosto do trabalho que ele está fazendo, o município precisa disso”.

A Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais oportuniza atividades nas áreas de pintura, dança, música e teatro para crianças a partir de 8 anos na Escola da Cultura e 10 anos na Usina da Música, sem limite máximo de idade. Em comparação com o mesmo período do ano passado, os espaços da Cultura oportunizaram em média 30% a mais de vagas. “A Secretaria de Cultura utiliza de todos seus espaços, como também outros através de parcerias, para descentralizar e disseminar a cultura. Na Escola da Cultura, com recursos menores aos anos anteriores, estamos oportunizando uma quantidade maior de vagas ampliando o leque de atendimento, assim como na Usina da Musica”, evidencia o secretário de Cultura, professor Imar Augusto. “Oportunizar acesso nas atividades culturais às pessoas com deficiência é respeitar o direito assegurado a todos. É estimular a inclusão social”.

Os espaços culturais

A Escola da Cultura tem como objetivo oferecer gratuitamente a comunidade atividades artísticas e culturais, através de cursos nas áreas de pintura, dança e teatro. O espaço atende nos três períodos do dia. Os alunos da Escola apresentam seus trabalhos em vários eventos do município.

Na Usina da Música cursos de musicalização como, percussão, sopro, violão, violino, viola de arco e violoncelo são oferecidos gratuitamente para a população. As vagas para os cursos são abertas em fevereiro.