No dia 2 de dezembro, sábado, o Mestre Aorélio Domingues e o Grupo Mandicuera de Paranaguá estarão em Curitiba para lançar o CD “Amanhece – Fandango Pancada”. O show será no Museu Oscar Niemeyer, às 14h30. Mestre Aurélio e o Grupo Mandicuera foram contemplados pelo Prêmio Arte Paraná, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado, e estão apresentando seu espetáculo musical e divulgando o CD em diversas cidades do Paraná.
Para quem não conhece, o Fandango é considerado o ritmo típico do Paraná, criado há séculos pelo povo Caiçara que habita nosso litoral. Os Caiçaras surgiram da miscigenação dos imigrantes portugueses com os índios que já habitavam nosso litoral e mais tarde com os negros.

 

 

 

Os bailes de Fandango são uma tradição viva no litoral há séculos. São cheios de animação no ritmo forte e contagiante do Fandango Caiçara. Apesar do nome ser o mesmo do ritmo gaúcho, são distintos. O Fandango Caiçara usa rabeca (que é a mãe do violino), uma viola própria, o machete (que é similar ao cavaquinho), o adulfo (semelhante ao pandeiro) e uma caixa (tambor de marcação). Os instrumentos são fabricados pelos próprios fandangueiros.

O Fandango é dividido em Bailado, que são modas que se dançam em casais; e no Batido, em que são realizadas coreografias mais elaboradas e os homens marcam o ritmo com tamancas de madeira batidas contra o chão, além de palmas. O Batido traz uma sonoridade especial para o Fandango, contagiando a todos.