A primeira dama de Matinhos, Constance Freire Reichert, participou do lançamento da campanha “Você Pode Mais”. O evento aconteceu na segunda-feira (27) no salão do Palácio Iguaçu, em Curitiba. Matinhos será um dos 15 municípios paranaenses que receberá o dispositivo de segurança preventiva a ser usado por mulheres sob medida protetiva judicial.

A Campanha “Você Pode Mais” aborda direitos, autoestima e liberdade das mulheres. “As depreciações e humilhações cotidianas, seja por a mulher emitir uma opinião ou mesmo pelas roupas que usa, minam a autoestima feminina. Essa situação já é de violência e pode evoluir para agressões mais sérias”, explicou Ana Cláudia Machado, coordenadora estadual da Política da Mulher, da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social.

 

 

A secretária da Família, Fernanda Richa, explicou que muitas mulheres só buscam auxílio quando a situação já evoluiu para agressão física, mas a violência começa antes e nas pequenas e sutis atitudes. “Elevar a autoestima da mulher é fundamental para que ela identifique os abusos socialmente invisíveis e consiga mudar sua vida, sem medo, antes de ter sua integridade comprometida”, comentou a secretária.

Para a primeira dama Constance Freire Reichert, a inclusão do município de Matinhos para receber o botão do pânico (dispositivo de segurança preventiva) é mais um passo importante para o combate da violência contra a mulher. “Essa é uma luta de todas as mulheres. Todas nós temos que ser vigilantes e denunciar essas agressões, para que assim, possamos combater essa violência, muitas vezes sofrida em silêncio”, declarou Constance. A campanha questiona essa cultura que silencia, desvaloriza a mulher e atinge todas as camadas sociais da sociedade, independente da condição financeira.