A educação em Paranaguá atingiu o índice inédito de 26,36% de investimento no dia 29 de dezembro de 2017, o que corresponde a um investimento de mais de R$ 92.717,000 (noventa e dois milhões setecentos e dezessete mil reais). Quase cinco milhões a mais do que investimento obrigatório. De acordo com dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope), é a primeira vez que o município atinge esse índice em tão pouco tempo.

Para realizar projetos que impactem positivamente na rede municipal de Educação a Constituição exige que os municípios apliquem ao menos 25% de sua receita resultante de impostos e transferências na manutenção e no desenvolvimento da Educação.

 

 

De acordo com a lei, os municípios devem atuar prioritariamente no Ensino Fundamental e na Educação Infantil, por isso a Secretaria de Educação fez investimentos ao longo do ano que possibilitaram o cumprimento dessa meta.

A secretária de Educação Vandecy Dutra faz um levantamento do investimento. “Adquirimos mobiliário, material de consumo, novos ônibus, os kits escolares e principalmente não fizemos compras inúteis. Além disso honramos todos os pagamentos dos profissionais da educação, inclusive os deixados pela gestão anterior. Esse resultado de sucesso só foi possível graças a uma equipe dedicada e comprometida com a educação parnanguara e principalmente com a parceria das demais secretarias envolvidas no processo. Quero aqui estender meus agradecimentos as incansáveis Ana Paula Falanga, diretora de Gestão Administrativa, Tenile Xavier Superintendente de Planejamento e a toda equipe da Semedi”, declarou a secretária.

O prefeito Marcelo Roque também comemorou o índice. “Eu não tinha dúvida de que fecharíamos o ano com essa maravilhosa notícia. No início de janeiro fazíamos reuniões semanais para tratar do assunto e agora na reta final nos encontrávamos todos os dias pela manhã para garantir esse resultado. Aproveito para agradecer a dedicação de toda a Semedi, secretaria de Fazenda, Governo, Licitação e Jurídico, que foram extremamente engajados nessa missão. Ano que vem vai ser muito melhor porque o orçamento foi planejado por essa gestão e tenho certeza de que vamos chegar ainda mais longe”.