A Neodent, líder nacional em implantes dentários, atua para mudar a realidade dos 46% dos brasileiros que consideram que é difícil o acesso ao dentista, e dos 20% que não costumam ir ao consultório odontológico por falta de condições financeiras, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia1. Para mudar esse cenário, foi criada a Expedição Neo Sorrisos, para a qual dentistas são convidados a atuar voluntariamente em prol da população, com a infraestrutura – unidade móvel que conta com dois consultórios odontológicos – oferecida pela empresa.

O trailer viaja pelo país para proporcionar aos moradores locais a oportunidade de ter um diagnóstico inicial e orientações sobre saúde bucal e, até o momento, foram 8.640 quilômetros percorridos com mais de 3 mil pessoas atendidas. A ação chega ao litoral do Paraná, em Matinhos, atendendo entre os dias 5 e 20 de janeiro e oferece avaliação, limpezas e orientações sobre saúde bucal.

 

 

 

A iniciativa também busca disseminar mais informação sobre a Implantodontia, reconhecida como a melhor opção de tratamento em caso de ausência de dentes, e é uma forma de ajudar a melhorar a saúde e a autoestima das pessoas. Um exemplo dos beneficiados é a professora Silvia Regina de Souza. Em depoimento para uma websérie sobre a Expedição, disse que acabou perdendo um dente por ter medo de ir ao dentista, o que a incomodava. Após o tratamento, aumentou a sua autoestima. “O que é o cartão de visita? É a boca, é o sorriso, é o falar. Hoje sou muito feliz. Eu me acho linda porque eu tenho um sorriso”, diz a professora.

O projeto dá a oportunidade às pessoas terem acesso à saúde bucal, algumas delas até mesmo pela primeira vez e, também, engaja os dentistas da região ao trabalho voluntário, alinhado com a Política Nacional de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde. Muitos cidadãos conhecem o trabalho destes profissionais, tornando-se pacientes ao aprenderem a necessidade de manter o hábito de ir ao consultório odontológico “O objetivo da Expedição Neo Sorrisos é levar atendimento odontológico básico às distintas populações do País, além de contribuir com a saúde da comunidade local, promovendo conhecimento sobre a implantodontia pelo trabalho voluntário”, explica o dentista e head global de Educação e Pesquisa da Neodent®, doutor Sérgio Bernardes.

Mais informações podem ser obtidas em http://www.neosorrisos.com.br/