Equipes da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) estão se preparando para distribuir 21.600 preservativos masculinos durante o Carnaval 2018 em Paranaguá. A entrega começou com o primeiro evento o Banho de Mar à Fantasia, no domingo (4). Mas em todos os dias de desfile das escolas de samba e apresentações dos blocos programados para acontecer na próxima semana também haverá o trabalho de conscientização. Servidores ficarão em estandes para fazer a entrega do material.

 

 

A prevenção em relação às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) é muito importante, na opinião do secretário municipal de Saúde, Paulo Henrique de Oliveira, principalmente no Carnaval. “Muitas pessoas se esquecem que têm que fazer sexo seguro não só nesta época, mas no ano inteiro. Nossas equipes estarão na avenida para lembrar que com a vida não se brinca”, relatou o secretário municipal.

Paranaguá é uma cidade portuária com o histórico de altos índices de DST’s, sobretudo de HIV/Aids. Atualmente são mais de 4 mil pessoas em tratamento contra a doença no município, número que preocupa bastante. “Sempre temos que reforçar a importância da prevenção em nossa cidade, pois o fato de sermos uma fronteira para o mundo nos deixa mais expostos”, destacou o secretário Paulo Henrique de Oliveira. Vale lembrar que usando camisinha é possível prevenir, além do HIV/Aids, também a sífilis, herpes, hepatite B e C e o HPV.