A Secretaria de Finanças da Prefeitura de São José dos Pinhais (Senfi) tem trabalhado praticamente todos fins de semana por meio de ações de fiscalização: o alvo são as festas rave clandestinas, que além de não respeitarem a legislação, colocando seus frequentadores em risco, acabam por gerar grande incômodo na vizinhança pela falta de planejamento e organização.

De acordo com o secretário de Finanças Milton Talamini Cardoso, as festas rave podem ser realizadas em São José dos Pinhais, desde que obedeçam a legislação. “Temos uma lei municipal que deve ser respeitada, para isso contamos com o nosso Departamento de Licenciamento aonde o interessado deve se dirigir ao ter a intenção de promover qualquer tipo de festa”, explica o secretário.

 

 

Com relação às festas rave clandestinas, o secretário relata que a Prefeitura tem agido através da fiscalização seguindo a orientação direta do Ministério Público tanto para exigir o cumprimento da lei, quanto para agir no caso das festas clandestinas. “No último fim de semana a equipe de fiscais junto com a Guarda Municipal acabaram por encerrar mais um festa que estava sendo realizada na região rural. Mesmo quando as festas são divulgadas em redes sociais de maneira mais velada acabamos descobrindo por denúncia e também por monitoramento de informações”, relatou.

O secretário recomenda que quem for participar de festa rave ou similar em São José dos Pinhais busque saber se a festa é regularizada. “Ter essa informação traz segurança ao participante e também evita o transtorno de perder a noite por conta do fechamento da festa pela operação de fiscalização”.

O secretário também explica que, mesmo as festas que obedeceram a legislação e apresentaram documentação, são acompanhadas pelos fiscais no dia para verificar se atenderam todas as orientações. “Em caso de não atenderem todas as exigências legais a festa não é realizada”.

Para realizar uma festa onde haja qualquer tipo de comercialização, seja de ingressos, bebidas ou alimentos, o interessado deve buscar orientação junto ao Departamento de Licenciamento da Secretaria de Finanças de São José dos Pinhais, onde será orientado sobre as exigências que deve cumprir. Entre as exigências está a orientação e autorização das Secretarias de Trânsito e Transportes, Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Bombeiros. Masi informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3381-6988.