O momento certo de cruzar a sua cadela

Veja algumas dicas como só cruzar cadelas com mais de dois anos

11/03/09 às 00:00 - Atualizado às 08:58 Agência Estado
As fêmeas no reino animal desempenham vários papéis importantes para continuidade da espécie e um deles é a reprodução.

Mas muita lenda envolve esse tema e informações equivocadas podem transformar a maternidade canina em um momento difícil para todos.

Perguntas sobre ser ou não necessário cruzar e quando fazer isso são frequentes em consultórios veterinários.

O problema é quando os donos seguem conselhos de pessoas desinformadas, cruzam suas fêmeas sem nenhum critério nem acompanhamento veterinário e chegam aos médicos com fêmeas com início de aborto ou doenças mais graves.

Antes de qualquer coisa, é bom saber que a cadela também tem um período de desenvolvimento do aparelho reprodutor.

"Esse amadurecimento, para que o útero possa desenvolver de forma adequada os óvulos, demora pelo menos três cios. Levando em consideração que uma cadela tem o primeiro cio com oito meses e os demais a cada seis meses, ela precisará ter, pelo menos, dois anos para que possa reproduzir", explica a veterinária Patrícia Tahan.

A prenhez precisa de outros cuidados, como vermifugar a fêmea com dois meses de antecedência, estar com as vacinas em dia e fazer exames clínicos para ver se há algum problema com ela e com o macho, seu futuro namorado, pois os cães podem ser infectados durante o acasalamento.

As disfunções mais comuns são a brucelose (bactéria que pode causar infecções, aborto e infertilidade) e o tumor venério transmitido, que causa tumores nos genitais.

A gestação dura em torno de 62 dias e os donos precisam estar atentos para o dia do parto. Marcar o dia do cruzamento, fazer ultra-som com 45 dias e raio-x próximo ao término da gestação garantem mais tranquilidade.

O ultrassom serve para ver se o desenvolvimento dos fetos está correto e o raio-x para saber quantos filhotes a cadela terá.

Um aspecto importante quando pensamos em cruzar um animal é o destino dos filhotes: uma cadela pode ter mais que 12, dependendo da raça.

Isso implica aguardar o período de amamentação e gastar com vacinas, ração e limpeza. Além disso, algumas raças têm dificuldades no parto ou só podem parir com cesariana.

Por isso é bom ter certeza se é isso que você quer: os gastos são altos e o trabalho é grande.

Dicas:

>>Só cruzar cadelas com mais de dois anos

>>Vermifugar a fêmea com dois meses de antecedência e manter as vacinas em dia

>>Fazer exames para ver se está tudo certo com ela e com o macho: eles podem contrair disfunções como a brucelose e o tumor venério transmitido

>>Fazer ultra-som com 45 dias e raio-x perto ao fim da gestação, para ver os filhotes

>>Levar a cadela ao veterinário para fazer o acompanhamento da gestação  
14 Comentários
Claudio Ngueira
Minha pintcher entrou no cio e eu estava tomando cuidados para ela não cruzar pois tem 8 meses e eu coloquei calcinhas pra evitar pois tenho um lhasa apso...ela entrou no cio a mais ou menos uma semana e meia...após o termino do sangramento...ela arrancou a calcinha e por um descuido ela e o meu lhasa cruzaram hj o que posso e devo fazer? existe algo que possa tomar para evitar a gestação...
veridiane
Oi eu queria saber se a minha cadelinha pode pegar cria ela emtrou no cio sabado e ela tem 08 meses ela e uma pincher.
lilia
ola tudo bem! quando uma cachorra pudool entra no cio ? e nos ganhamos uma so que temos um outro macho ,mas ele e muito levado e a cachorrinha e pequena mas nos não sabemos quantos anos ela tem mas e pequena ,hoje o macho estava cruzando com ela sem a gente ver ai quando nos vimos que ela estava correndo dele vimos que ela estava sangrando tadinha o que devemos fazer??????l
jaqueline
Minha cachorra entrou no cio ontem 4 de dezembro comecou o sangramento,gostaria de saber quando poderei colocar ela com o namoradinho para o cruze?
muito obrigada.
cesar
posso colocar minha cadela para cruzar em todos os periodos fertes?
Denise
Tenho uma lhasa que cruzou agora no segundo cio. Levei-a para a cruza no nono dia que tinha começado a sangrar. Parou de sangrar e ela cruzou com um macho bem menor do nono dia ao décimo terceiro dia e agora depois de 5 dias da cruza ela começou a pingar sangue de novo. O que aconteceu???????????????
JOCILENE
OI SOU JOCILENE QUERO FAZER UMA PERGUNTA TENHO UMA CADELA BACE ELA TEVE FILHOTE A UM MES E DOZE DIAS COM QUANTOS MESES ELE PODE ENTRA NO CIO DENOVO DESDE JA AGRADESSO
jessy
olá,gostaria de saber se após de um aborto espontaneo com quanto tempo ela pode cruzar de novo e engravidar,
sendo que ela é de raça poodlle minima e tem 2 anos.
obg.....
Alexanbdro
Oi bom a minha cadela entrou no cio ja tem uns 20 dias e ela ainda continua sangrando mesmo assim depois do sangramento posso colocar ela para cruzar,desde ja obrigado.
roberto de souza
parabens, atraves de voces descobrimos que ainda nao e hora de nossa poodle cruzar, pois ela tem apenas 1 ano e quatro meses e e o segundo cio. obrigado a todos. sbrsçod.
maiellen
olá gostei muito das imformações mais eu gostaria de saber se minha cadelinha pincher pode crusar ainda sangrando?
Roseli
minha pintcher está no cio sangrando não tenho certeza se começo dia 4 ou 3 eu vi dia 4 de 12 de 2010 e vou levar hoje na casa do macho mas tenho medo ela ta comendo pouco ta muito calor mas vou levar a veterinária dela do macho disse que ele é saldavél então vou confiar a mãe do macho disse que não precisa levar ele ao veterinário então vo levar lá a minha femea vai fazer em fevereiro 4 anos e o macho bem menor tem 6 anos e ja tem varios filhotes tenho dó mas vou tentar mais está ves se não der vou castrala no cio anterior eu deixei os dois juntos mas acho que em dias errado tomara que de certo
danton
minha mae resolveu levar minha podle para cruzar e so resolveu leva-la depois de ler este arquivo muito bom parabens nos ajudou muito
ilma melo
olha ñ é bem um comentário é mais uma pergunta a minha cadela é uma poodle de um ano e dez meses ela teve filhotes a cinco meses e agora ela esta no cio novamente eu posso calocala p crusar de novo
Blogs
Ver na versão Desktop