A cena é recorrente: um homem aborda um grupo de mulheres e tenta conquistar a atenção de alguma delas. Para uns, essa atitude ocorre naturalmente, mas para outros o momento da aproximação é motivo de pânico. Seja por timidez, ansiedade ou qualquer outra barreira psíquica, muitos têm problemas para conseguir levar uma vida social plena. O que poucos sabem, porém, é que esse obstáculo tem solução. Essa é a especialidade da Seduction Life, empresa que presta consultoria a relacionamentos sociais.

Formada por consultores de dinâmica social, o grupo oferece à população masculina  brasileira cursos sobre o “jogo da atração”. A proposta não é apenas ensinar homens a chegar em mulheres, mas também desenvolver nos participantes o lado social por meio do contato com o público feminino. “Alguns têm facilidade. Outros, não. Já tivemos alunos que nos agradeceram, pois, antes do workshop, tinham problemas até para pedir informações na rua”, revela Alexander Voger, um dos instrutores da Seduction Life.

Para alcançar o objetivo, a empresa possui técnicas próprias de condução de conversas sociais e envio de mensagens corporais, tudo baseado em conceitos neurolinguísticos, biológicos e das ciências comportamentais. “Em um bate-papo, por exemplo, o tempo todo enviamos mensagens. Seja com a fala, com o corpo, com o toque. E o cérebro reage bem ou mal a essas informações. É preciso saber o que fazer e quando fazer”, comenta Ares, outro consultor do grupo.

Apesar de ser pouco conhecido no Brasil, o mercado de assessoria comportamental já é consolidado em regiões européias e nos Estados Unidos. Por lá, empresas chegam a ter filiais em diversos países e faturar cerca de US$ 20 milhões por ano.

No Brasil, a renda não chega a tanto, mas o sucesso cresce constantemente. Desde sua criação, em junho do ano passado, a Seduction Life já ofereceu o treinamento em cidades do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Para 2009, a agenda está cheia até agosto. “Já tivemos alunos que fizeram o curso duas vezes, apenas por gostarem da primeira experiência. Outro, foi de Manaus a Porto Alegre só pra participar do workshop”, diz Voger. “Nossa maior felicidade é ver que o aluno conseguiu se soltar, superar obstáculos. Temos total compromisso com sua integridade e satisfação. Por isso garantimos a eles que, ao final, se não estiverem satisfeitos com os resultados, devolvemos seu investimento”, completa.

As próximas oficinas da Seduction Life serão organizadas, no mês de abril, nos dias 17,18 e 19, em Brasília, e 24, 25 e 26, em Curitiba.  Até o final do primeiro semestre deste ano, os consultores também oferecerão cursos no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Vitória, Salvador, Goiânia, Belo Horizonte e São Paulo.