Estudantes do ensino superior interessados em participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem se inscrever no porgrama até amanhã (15), pela internet. O programa é destinado a alunos de instituições particulares que não têm condições de arcar integralmente com os custos de sua formação. Para tanto, é preciso que a instituição tenha aderido ao Fies 2009.

O candidato deve preencher a ficha de inscrição, imprimi-la em duas vias e entregá-la na instituição de ensino onde estuda. O financiamento estudantil é operacionalizado pela Caixa Econômica Federal, que financia de 50% a 75% das mensalidades.

A taxa de juros do Fies é fixa: de 3,5% ao ano para os cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e tecnológicos e de 6 5% ao ano para as demais graduações. Ao longo da graduação, o estudante se compromete a pagar uma taxa de até R$ 50 a cada três meses. Após a formatura, o ex-aluno tem um período de carência de seis meses e em seguida deve começar a pagar as prestações.

As informações sobre o programa, a ficha de inscrição e a lista das instituições que aderiram ao Fies estão disponíveis no site da Caixa.