Desde 2006, a Extensão Flávio Cini, em Piraquara, foi criada para dar assistência aos egressos do Hospital de Dermatologia do Paraná e atender as pessoas que têm a hanseníase. A doença atinge os nervos periféricos, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae. O atendimento é feito por uma equipe multiprofissional, que atua na avaliação e tratamento físico e sensorial. O objetivo é prevenir as deformidades, por meio de oficinas terapêuticas.

Entre as atividades estão à confecção de palmilhas, talas preventivas, transformação de sucatas e a jardinagem. Neste último, são cultivados em uma horta brócolis, beterraba, cebolinha, alface, salsinha e couve-flor. “Todas as atividades são adaptadas conforme a necessidade do paciente. No entanto, a intenção é a mesma: proporcionar atividades diárias de forma correta e com uma readequação viso motora, que ensine a usar as mãos, os olhos e os pés de forma a evitar as deformidades”, esclareceu a terapeuta ocupacional Dione Santos.

Parceria

A extensão também tem uma parceria com o curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde acadêmicos aprendem e exercer a prática profissional. “A ideia é compreender o impacto da hanseníase na ocupação humana e na saúde em geral, e partir disso buscar o equilíbrio das atividades diárias como forma de tratamento”, explicou o professor e supervisor de estágio Derivan Brito da Silva.

Todas as atividades de tratamento são escolhidas a partir do interesse dos pacientes, sempre focadas no equilíbrio entre os riscos e os benefícios para os pacientes. Maria da Luz Bueno, 52 anos, faz tratamento na extensão há cerca de um ano. Ela busca a readequação viso motora e a mobilidade articular (mãos e pés). “A minha autoestima também melhorou muito, até ganhei peso. Aqui é como se fosse a minha segunda casa”, declarou a paciente.

Serviço: A Extensão Flávio Cini fica na Rua Targino da Silva, n.º 52, no Jardim Primavera. De segunda a quinta-feira o atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, e na sexta-feira somente pela manhã. Mais informações: (41) 3589-1045.