O ônibus da Rede Municipal de Defesa e Proteção Animal para castração de animais domésticos está sendo preparado para entrar em funcionamento no início de 2010. O ônibus será equipado com materiais cirúrgicos e circulará pelos bairros de Curitiba, oferecendo gratuitamente o serviço à população de baixa renda.


O serviço de castração faz parte de um convênio entre a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do departamento de Medicina Veterinária da instituição.


O ônibus está sendo adaptado internamente pela UFPR, para receber mesa de cirurgia, instrumentos cirúrgicos, forno de esterilização e outros materiais já comprados pela Prefeitura.


“O ônibus, como unidade móvel de castração, não é novidade, mas em Curitiba o projeto ousa ao colocar o serviço à disposição da sociedade com o apoio de todos os setores envolvidos no problema”, diz o professor da UFPR Felipe Wouk, responsável pela área de cirurgia de pequenos animais da universidade.


Além da castração de cães e gatos, a unidade móvel também divulgará ações de guarda responsável, identificação e bem estar dos animais e controle de zoonoses . “O foco da Rede é a guarda responsável e o cadastro animal, que asseguram maior controle populacional dos animais”, destaca o coordenador da Rede, Marcos Traad.


A unidade móvel também possibilitará o treinamento de estudantes do curso de Medicina Veterinária da UFPR em técnica operatória. Curitiba será a primeira cidade no Estado a ter a unidade móvel de castração. A UFPR pretende levar o mesmo projeto a municípios da Região Metropolitana e do Litoral paranaense.


A Prefeitura também está terminando o processo de licitação para começar a identificação eletrônica voluntária, com uso de microchips, em animais domésticos. Os microchips, que registram todo o histórico do animal e do proprietário, já foram comprados e serão repassados às clínicas conveniadas à Prefeitura. O microchip terá preço de custo. ?A ideia é popularizar o uso da identificação eletrônica?, diz Traad.


Outra forma de cadastrar animais domésticos é pelo site da Rede de Proteção Animal: http://www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br. O site foi lançado em junho passado, com o objetivo de facilitar o cadastro dos animais da cidade e divulgar serviços e ações da Rede. Até agora, cerca de 2 mil animais foram registrados.