12º

Ônibus vai percorrer Curitiba para castrar animais

Serviço será oferecido gratuitamente à população de baixa renda

25/09/09 às 13:41   |  SMCS

O ônibus da Rede Municipal de Defesa e Proteção Animal para castração de animais domésticos está sendo preparado para entrar em funcionamento no início de 2010. O ônibus será equipado com materiais cirúrgicos e circulará pelos bairros de Curitiba, oferecendo gratuitamente o serviço à população de baixa renda.

O serviço de castração faz parte de um convênio entre a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do departamento de Medicina Veterinária da instituição.

O ônibus está sendo adaptado internamente pela UFPR, para receber mesa de cirurgia, instrumentos cirúrgicos, forno de esterilização e outros materiais já comprados pela Prefeitura.

"O ônibus, como unidade móvel de castração, não é novidade, mas em Curitiba o projeto ousa ao colocar o serviço à disposição da sociedade com o apoio de todos os setores envolvidos no problema", diz o professor da UFPR Felipe Wouk, responsável pela área de cirurgia de pequenos animais da universidade.

Além da castração de cães e gatos, a unidade móvel também divulgará ações de guarda responsável, identificação e bem estar dos animais e controle de zoonoses . "O foco da Rede é a guarda responsável e o cadastro animal, que asseguram maior controle populacional dos animais", destaca o coordenador da Rede, Marcos Traad.

A unidade móvel também possibilitará o treinamento de estudantes do curso de Medicina Veterinária da UFPR em técnica operatória. Curitiba será a primeira cidade no Estado a ter a unidade móvel de castração. A UFPR pretende levar o mesmo projeto a municípios da Região Metropolitana e do Litoral paranaense.

A Prefeitura também está terminando o processo de licitação para começar a identificação eletrônica voluntária, com uso de microchips, em animais domésticos. Os microchips, que registram todo o histórico do animal e do proprietário, já foram comprados e serão repassados às clínicas conveniadas à Prefeitura. O microchip terá preço de custo. ?A ideia é popularizar o uso da identificação eletrônica?, diz Traad.

Outra forma de cadastrar animais domésticos é pelo site da Rede de Proteção Animal: http://www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br. O site foi lançado em junho passado, com o objetivo de facilitar o cadastro dos animais da cidade e divulgar serviços e ações da Rede. Até agora, cerca de 2 mil animais foram registrados.

Publicidade
28 Comentários
  • victoria 06/03/14 às 13:49
    onde posso castrar meu cachorro?
  • maria baltazar dos santos. 26/05/13 às 21:25
    eu gostaria de saber se ônibus de castração vai passar aqui no campo de Santana eu tenho 3 cadelas e uma gata tudo que eu peguei da rua e eu gostaria de castrar mais não tenho dinheiro pra fazer isso.
  • inglid suzana de souza 13/03/13 às 09:29
    ola gostaria de saber quando vai passar aki no cic ,tenho um cachorrinhopara castrar.
  • tina alves 07/11/12 às 19:51
    tenho uma gatinha e uma cachorrinha,gostaria de saber onde castrar gratuitamente.
  • DAVID NETO JUNIOR 28/06/12 às 17:59
    QUAL A PROGRAMAÇÃO DO ÔNIBUS, TENHO UMA CACHORRINHA PARA CASTRAR, COMO SABEMOS ONDE ELE ESTARÁ DIARIAMENTE?
  • SONIA LUCIO 10/05/12 às 16:31
    BOA TARDE MORO AQUI NO SANTA CANDIDA E GOSTARIA DE SABER QUANDO O ONIBUS IRA PERCORRER ESTE LADO POIS TENHO 2 GATOS PRA CASTRAR.
  • maria rosa 29/02/12 às 09:48
    recolhi a 2 anos 2 cachorros, pesa media 8 kilos, e recentemene recolhi 4 bebes que forao abandonados as margens do rio,sendo 3 femeas e 1 macho, mas nao tenho condicoes de pagar a castraçao,acho que eles tem uns 3 meses, vcs podem me ajudar? as meninas ja tenho adotante caso eu consiga a castraçaõ. obrigada!
  • iris patricia 10/02/12 às 01:35
    moro no Cajuru e gostaria de saber quando o onibus de castração estara passando por aqui ou proxio daqui,obrigado
  • simone 30/01/12 às 20:11
    QUANDO O ONIBUS VAI PASSAR AQUI NO BAIRRO XAXIM, PRECISO CASTRAR DUAS CADELINHAS!!!!!
  • ivone de souza 03/10/11 às 15:57
    Eu gostaria muito de saber quando este onibus ira passar aqui no bairro alto proximo a br Sans Club npois sou uma pessoa de poucas posses e tenho uma cachorrinha que adotei quando pequenina jogaram a ninhada toda fora meu filho e eu adotamos mas somente ela sobreviveu e gostaria de esterelizala para ela ter uma vida melhor .
  • eliane claudia macaro 20/09/11 às 07:34
    não tenho condiçoes de castrar
  • Alexandre Almeida 13/09/11 às 00:23
    Boa noite, minha mãe tem uma cadela que precisa ser castrada, gostaria de saber quando o onibus passa proximo ao Atuba ou Santa Candida
  • HILDA 17/08/11 às 16:03
    Gostaria se saber qual seria o dia e mes e horário e local novamente que o onibus de castração vai estar muito obrig.
  • vera lucia gehring 20/07/11 às 08:33
    Necessito informaçoes sobre castraçao de caes. Por favor qual e o procedimento para que passe o onibus moro no Bairro Atuba.
  • elisangela 03/05/11 às 15:43
    Por Favor peguei um cachorro de rua e não tenho condições de pagar R$ 100,00 para castrar pois é a taxa que a associação de proteção aos animais pediu!!
    Por Favor aguardo resposta pois estou fazendo um favor a sociedade !!Moro no Campo Comprido!!!
  • vanessa 05/04/11 às 16:09
    gostaria de saber qual e o dia em que onibus passarano bairro do cajuru.
  • liz 17/03/11 às 09:33
    olá, quero saber quando o unibus vem para piraquara/regiao metropolitana de curitiba, obrigada e parabens pela iniciativa.
  • almeida 02/01/11 às 09:18
    Gostaria de saber qual o dia em que onibus passara no bairro do boqueirão.
  • elianr s.ramalho nunes 13/12/10 às 14:10
    deveria ter mais divulgaçao do assunto para as pessoas se conceentizarem da gravidade da situaçao;e viva os inrracionais!
  • Eliane 27/10/10 às 23:28
    Olá ,quero muito castrar o meu cachorro como posso saber do dia do onibus passar aqui no meu bairro?obrigada!
  • Nilvana 25/10/10 às 23:56
    Olá, adotamos uma gatinha, que apreceu aqui em casa, nunca podi ter animais de estimação porque tenho filho gemeos alergicos, mais mesmo asim ela conquistou a tds e ficou mesmo com proibição medica, gostaria de obter informaçao sobre o progama de castração gratuita, pois ela entrou no cio e meu marido disse que não aceita mais nenhun gatinho aqui em casa,podem me informar?
    obrigada
  • ELISANDRA 25/10/10 às 12:57
    OI!TENHO UMA GATINHA DE 2 MESES,QUERIA MUITO CASTRAR ELA,MAIS NÃO TENHO CONDIÇÃO DE PAGAR,VOCÊS PODEM ME INFORMAR ONDE POSSO CONSEGUIR UM CASTRAMENTO GRATUITO OU COM PREÇO BEM ACESSIVEL,MORO NO PILARZINHO...DESDE JÁ AGRADEÇO.
  • Silvia 22/09/10 às 12:51
    Tenho 3 cachorros, gostaria de castrá-los, estão ficando muito agressivos, é um procedimento muito caro, não quero separá-los, onde consigo gratuitamente. Grata.
  • Alexandro Barbosa 01/09/10 às 20:28
    quero castrar meus gatinhos...e não sei onde fica esse processo que é gratuito...já que para castrar os dois fica meio carooo
    e moro num pensionato a anos...e não tenho muito tempo para levar eles para o pet...que tbem é caroo...
    preciso de informação e ajuda nesse campo...desde já agradeço.
  • Glória lucia Garcia 26/08/10 às 11:39
    Preciso castrar as minhas duas cachorrinhas, pois uma já está com nódulo, e as duas estão muito bravas e não tenho condiçôes de castrar as duas agora, como é que eu faço?
    obrigada.
    Glória
  • Cecília Blanc 29/07/10 às 11:18
    Cada vez mais a população está se conscientizando da castração, mas há muitas famílias sem condições e arcar com custos. Sou apoiadora das protetoras independentes e quero saber como faço para cadastrar as famílias que precisam da castração e não tem condições financeiras para isso. Grata!
  • Arlete 01/07/10 às 12:03
    gostaria de podem castrar meu cachorro e meu gato com eu faço...para saber quando o onibus vai para minha região eu moro no capão Raso na vila parque industrial proximo ao colegio Umuarama. Por favor me inorme....Obrigada
  • maria aparecida de paula 30/09/09 às 18:14
    ola ,sou de ubirata parana ,e travo uma luta aqui pois temos muitos animaizinhos abandonados e gostaria de fazer algo ,alias faço o que posso adoto o que da e tbem cuido dando raçao,mas preciso de mais apoio,o que tenhop que fazer junto a prefeitura para melhorar,pois ja usei a tribuna da camara dos vereadores acharao lindo meu gesto ,mas so isto e nada fizerao me ajudem por favor.um grande abraço.